Recentemente recebi uma mensagem que me chamou a atenção durante um bom tempo, pois revela a realidade sobre o que é realmente a velhice. Diz a frase: “Idoso é quem tem privilégio de viver uma longa vida…velho e quem perdeu a jovialidade. Você é idoso quando sonha…você é velho quando apenas dorme. Você é idoso quando ainda aprende…você é velho quando já não ensina. Você é idoso quando tem planos…você é velho quando só tem saudade. Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa…Para o velho a vida se acaba a cada noite que termina. Que você quando for um idoso, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho”.
Afinal o que é ser velho? Do ponto de vista biológico, o envelhecimento é uma modificação da atividade de todas as células do organismo, que passam a reagir cada vez com mais lentidão e com menos eficácia diante de estímulos. Este processo é imperceptível durante longos anos. Mas, aos poucos os sinais do envelhecimento vão aparecendo. Estes sinais aumentam de intensidade de acordo com as condições de cada pessoa e à medida em que doenças, obesidade, tabagismo, álcool e estresse aceleram o seu desenvolvimento.
No sistema vascular, o envelhecimento começa a se apresentar muito cedo na vida. Por isso é importante prestar atenção aos primeiros sinais de desgaste que podem levar a lesões, ainda que curáveis na sua maioria das vezes. Mas, se forem ignoradas poderão evoluir até se transformarem em lesões permanentes e irreversíveis.
Sem dúvida, a maior parte das dificuldades surge com o avançar da idade. Para milhões de pessoas, a velhice é um período feliz e significativo de suas vidas. A medida em que envelhecemos, o nosso corpo vai se deteriorando. O processo de envelhecimento varia de pessoa para pessoa. O corpo de alguns declina antes que o de outros, mas, para todos, o processo de envelhecimento se acelera com as tensões da vida. Conhecer as mudanças que acontecem na velhice pode ser de utilidade para se desenvolver as áreas nas quais temos mais possibilidade de crescimento.
Envelhecer significa perder algumas forças e capacidades físicas, mas, por outro lado, significa adquirir outras forças e capacidades que podem ser compartilhadas no nível social, enriquecendo a muitos. A terceira idade é uma etapa de mudanças importantes que precisamos conhecer a fim de nos prepararmos para viver bem e aproveitar as oportunidades que Deus nos oferece. Viver a velhice pode ser um desafio a mais na vida e podemos transformar essa nova situação em novas possibilidades de aprendizado à medida em que confiamos em Deus e nos animamos uns aos outros.
* Filósofo e teólogo – professor de filosofia, antropologia e história. Professor da Rede Estadual de Educação pardinhorama@gmail.com |