César Gomes de Freitas*
O termo ‘empregabilidade’ tem relação com uma boa capacidade de conseguir uma posição (emprego) no mercado de trabalho de forma rápida e tranquila. Caso, levando em consideração alguns critérios você tem facilidade em obter um novo emprego, sua empregabilidade é alta. Porém, em caso contrário, sua empregabilidade é baixa.
Para aqueles que querem analisar como anda a sua empregabilidade, indicaremos, a seguir, os principais fatores que devem ser considerados:
Começamos por um ponto fundamental. A formação universitária e, até mesmo, pós-graduações, que há pouco tempo eram diferenciais, passaram a ser requisitos básicos para alcançar a empregabilidade. O profissional, atualmente, nunca deixa de estudar e se aperfeiçoar, fenômeno conhecido como educação continuada.
O mercado de trabalho exige dos profissionais conhecimentos em diversas áreas do conhecimento, a chamada cultura geral. Neste sentido, o hábito da leitura é imprescindível.
Outro ponto importante em relação a empregabilidade é conhecido por ‘networking’, a chamada Rede de Relacionamentos. No cenário atual muitas das oportunidades de emprego e recolocações ocorrem graças ao ‘networking’. Deve-se aproveitar todas as oportunidades para formar e aumentar a sua rede de relacionamentos.
Conseguir identificar seus talentos e vocações pode ser o diferencial entre vencer ou não a luta por um bom lugar no mercado de trabalho. Saber qual o seu talento, quais de suas vocações podem tornar-se um diferencial poderoso na busca por um emprego.
E, finalmente, destacamos a facilidade de trabalhar em equipes e a capacidade de liderança. São características cada vez mais importantes para as empresas. Saber organizar equipes, tirando o máximo de potencial de cada colaborador do grupo e ter a capacidade de liderá-lo pode garantir a sua empregabilidade.
Para obter sucesso profissional, é necessário encontrar a resposta para a seguinte questão: O que eu faço bem feito, que eu gosto de fazer, que os outros não fazem e que as empresas precisam?
Com a resposta adequada à pergunta acima, você pode traçar estratégias para buscar uma posição no mercado de trabalho, tendo consciência de suas competências, daquilo que lhe agrada ou lhe traz prazer e satisfação, atendendo as necessidades das empresas que se adequam a tais características.
Enfim, para encontrar um lugar no mercado de trabalho, é necessário descobrir qual é seu propósito de vida. O projeto mais criativo que podemos empreender é o da nossa própria vida. Vale a pena planejá-lo e organizá-lo com cuidado e dedicação.
* César Gomes de Freitas é professor do Campus Assis Chateaubriand do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Possui Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense, doutorado pelo IOC/Fiocruz, mestrado pela UCDB e é bacharel em Administração e Ciências Contábeis. |