Desenvolvimento a campo que compartilha com a comunidade os rendimentos econômicos, sociais e culturais: os valores mantidos pela Copacol tornam a região atrativa para quem busca prosperar nos negócios e também elevam o padrão de qualidade de vida das cidades. Fundada em 23 de outubro de 1963 pelo Padre Luís Luise e 32 agricultores, a primeira Cooperativa do Oeste do Paraná completa 61 anos. “A Copacol está presente no dia a dia do produtor rural, com a missão de gerar renda e melhorar a vida de quem está no campo e também ao seu redor. Percebemos como essa atuação da Cooperativa é determinante para o desenvolvimento de toda região, como base para os setores da economia, da educação e do meio ambiente. Todos que estão envolvidos com a Copacol estão de parabéns por compartilhar com nossa essência e valores”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.
Com 9,4 mil cooperados e 16 mil colaboradores, a Copacol se consolida como uma das maiores cooperativas do Brasil, com o objetivo de gerar sustentabilidade em todas as atividades, preservando o valor humano e o respeito ao meio ambiente.
Eliza Campestrini aprendeu com o pai, Celso, e o avô, Dário, a dar valor ao que a terra oferece. Ela acompanhou o progresso da família ao longo dos anos, que se dedicou bravamente para tornar a propriedade rentável. E nessa trajetória, como verdadeira aliada, estava a Copacol, que Eliza se orgulha em lembrar que o avô esteve sempre envolvido. “É uma honra ter a Copacol perto da gente. Somos associados desde a fundação e é essa união que nos proporciona a segurança necessária para pensar no futuro”, afirma a cooperada, que tem a agricultura como principal fonte de renda. Se não bastasse isso, o esposo, Weslen Gulak, também trabalha na Cooperativa, como supervisor na fábrica de rações: carreira que começou há 15 anos, quando ele foi contratado para ser auxiliar administrativo. “É um orgulho saber que temos a Copacol, uma grande empresa que abre as portas para os profissionais. Sou prova de que a Cooperativa dá oportunidades para quem busca crescer. Comecei como auxiliar e estou em um cargo de supervisor, com muita dedicação e também o reconhecimento da empresa onde atuo”, diz Weslen.
Com faturamento anual próximo de R$ 10 bilhões, a produção anual é de 216,6 milhões em aves, 55,3 milhões de peixes, 488 mil suínos (entregues à Central Frimesa) e 11,1 milhões de litros de leite (também industrializados pela Frimesa). Atuando em uma região de alto potencial agrícola, a Copacol produz soja, milho e trigo em uma área de 295 mil hectares no Oeste e no Sudoeste do Paraná. Com filiais de vendas em Curitiba (PR), Campo Grande (MS), São Paulo (SP), Brasília (DF), Bebedouro (SP) e Dubai (Oriente Médio), a Cooperativa é marca presente em todos os estados brasileiros e 70 países diferentes.
São 40 Unidades de Grãos, Insumos e Sementes, com potencial produtivo superior a 1,8 milhão de toneladas por ano. Para processar toda a matéria-prima, a Copacol conta com a UIS (Unidade Industrial de Soja), que esmaga 32 mil sacas de soja por dia. O farelo e o óleo produzidos atendem toda a demanda das fábricas de rações destinadas às atividades de produção animal.
NOSSA HISTÓRIA
Fundada em 1963 com objetivo de fornecer energia elétrica à região, só em 1969 a Copacol foi desmembrada deste setor para atender especificamente a agricultura, com destaque ao cultivo de feijão, arroz, milho e café. Em 1982, a Copacol agregou uma nova frente de atuação e tornando-se a primeira cooperativa do Oeste do Paraná a inaugurar uma Unidade Industrial de Aves. Esta década marca também a diversificação na produção animal com suínos e leite. Já em 2008, inovou mais uma vez com a inauguração do primeiro sistema integrado de peixes da América Latina, o que permitiu a Copacol produzir o maior volume de tilápias da América do Sul: são 190 mil tilápias por dia nas Unidades Industriais de Nova Aurora e de Toledo.