O município de Assis Chateaubriand comemora grandes conquistas na Etapa Estadual do Prêmio MPT (Ministério Público do Trabalho) 2024, evidenciando o talento de seus estudantes nas diversas categorias do evento. A cerimônia de premiação realizada no dia 22 de outubro destacou o desempenho de alunos de duas instituições locais.
Na categoria de poesia (grupo 1), Isadora Cristina da Silva Guimarães e Yasmim Leticia Parlato Koval, da Escola Municipal Professor José Paschoal de Paula, conquistaram o terceiro lugar com o poema “Reflexão Aberta”. O trabalho foi orientado pela professora Sirlei Paulino Sales e destacou-se entre obras de municípios como Pato Bragado e São José dos Pinhais.
Além disso, o Colégio Estadual Cívico Militar Guimarães Rosa também se destacou. Na categoria conto (grupo 2), Emanuel de Melo Orlandine ficou em segundo lugar com o título “O Menino Trabalhador”, sob orientação da professora Adelina Lugli, competindo com trabalhos de Cafezal do Sul e São João. Por fim, na categoria desenho (grupo 2), Diego Michel Fernandes Delgado conquistou o primeiro lugar com seu trabalho intitulado “Desenvolvendo Competências e Conquistando o Mercado Trabalhador”, orientado pela professora Andréia Cristina Gomes Alves. Com esta vitória, Diego será inscrito para a Etapa Nacional do prêmio MPT 2024.
O Ministério Público do Trabalho (MPT-PR) realizou, em 22 de outubro, a cerimônia virtual de entrega do Prêmio MPT na Escola 2024. O evento será transmitido pelo canal do MPT-PR no Youtube a partir das 14h.
Neste ano, o Paraná registrou 181 trabalhos de estudantes de escolas municipais e estaduais de 71 municípios paranaenses. Foram inscritos trabalhos nas quatro categorias (conto, desenho, música e poesia) dos grupos 1 (trabalho infantil e reciclagem), 2 (profissionalização e aprendizagem) e 3 (segurança e saúde nas escolas).
A categoria poesia foi a que recebeu maior número de inscrições: 58 obras aptas a concorrer ao Prêmio, somados os trabalhos dos grupos 1, 2 e 3. Em seguida, vieram as categorias de desenho (53), conto (48) e música (22).
Os trabalhos que obtiverem o 1º lugar em cada categoria do prêmio na etapa estadual serão inscritos na etapa nacional e os trabalhos vencedores serão revelados até o dia 18 de novembro, sendo assim, o Colégio Estadual Cívico Militar Guimarães Rosa terá o trabalho do estudante Diego Michel Fernandes Delgado inscrito na próxima etapa,
Resgate à infância – O Projeto MPT na Escola integra um dos eixos estratégicos do Programa Resgate à Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT. Tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por intermédio da comunidade escolar e fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção.
Neste ano, além das escolas municipais – com turmas de 4º e 5º anos abordando os temas trabalho infantil e reciclagem – também participaram as escolas estaduais: estudantes de 6º e 7º anos discutiram aprendizagem profissional e as turmas de 8º e 9º anos abordaram o tema saúde e segurança nas escolas. O projeto envolveu 116.479 estudantes e mais de 5 mil educadores(as).