A parceria do Governo do Estado e do IAT vai castrar mais de 530 animais no município
Cuidar dos animais é um dever de todos. Por isso, a Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado do Paraná e o IAT (Instituto Água e Terra) realizará a castração de cães e gatos pelo Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná). Ao todo, serão castrados 539 animais em Jesuítas.
E para que todas as exigências do programa sejam atendidas, as equipes das secretarias de Agricultura, de Saúde e de Assistência Social, realizaram reuniões de esclarecimentos com as famílias interessadas em participar do CastraPet. Os encontros aconteceram no Distrito do Carajá e em Jesuítas, na ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Jesuítas).
Além do bate-papo, também foram realizados os cadastros dos tutores e dos animais, durante a reunião. De acordo com o médico veterinário, Gabriel Daltoé, as informações coletadas serão avaliadas pelas equipes do programa que irá selecionar os animais que estão aptos para a castração.
“Todos os animais precisam atender aos requisitos exigidos pelo programa, como ter mais seis meses e menos de oito anos, não pode estar doente ou sob tratamento. Se o animal estiver acima do peso ideal ou desidratado, ou ter apresentado a doença do carrapato há pelo menos 90 dias, também não poderão realizar a castração. Por isso é muito importante que o tutor informe todas as características do animal para que a equipe possa avaliar liberar para o procedimento”, explica Gabriel.
Os critérios predeterminados pelo programa do Governo do Estado incluem as pessoas com cadastro ativo no Bolsa Família e CadÙnico (1ª etapa do cadastramento), bem como os animais de rua que são cuidados por colaboradores, as vítimas de maus-tratos sob a tutela de organizações da sociedade civil e protetores independentes no município e os animais de cidadãos de baixa renda.
De acordo com os termos do programa, serão castrados 269 cães, sendo 50% machos e 50% fêmeas; e 270 gatos, sendo 50% fêmeas e 50% machos; totalizando 539 animais.
Além disso, todos os animais cadastrados e aptos ao procedimento serão atendidos com dia e hora marcados, e o tutor deverá seguir as recomendações de transporte dos animais até o local da cirurgia, além de realizar todos os procedimentos de pré e pós-operatório.
O médico veterinário também destaca o trabalho das equipes quanto às orientações sobre o programa e quais etapas a serem seguidas pelos interessados. “As pessoas que não participaram das reuniões podem entrar em contato com as nossas equipes em cada um dos departamentos para esclarecer qualquer dúvida e fazer o cadastro dos animais. Estamos à disposição de todos e orientamos que fiquem atentos a todas as orientações e exigências do programa”.
EMENDA PARLAMENTAR
Para a execução do programa, município conquistou um recurso parlamentar de R$ 150 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, de uma emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Alisson Wandscheer. Segundo o ofício enviado à Prefeitura de Jesuítas, o recurso já está disponível para que o IAT (Instituto Água e Terra) possa realizar os procedimentos de castração, que estão previstos para a primeira quinzena de dezembro.
“Jesuítas tem grandes parceiros na Assembleia Legislativa do Paraná e o deputado Alisson tem conquistados muitos recursos para o município. Quando solicitamos esse apoio a ele, prontamente se comprometeu em nos ajudar e buscou esse recurso junto à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. Será mais um programa importantíssimo para Jesuítas. Nossa gratidão ao deputado Alisson por mais essa conquista”, destaca Edicarlos Grizotto, prefeito de Jesuítas.