Na vida podem nos acontecer algumas coisas e outras não, mas se vivermos, o envelhecer é algo que acontecerá com certeza.
Envelhecer é um ato heróico. Desde o primeiro momento de vida o ser humano se depara com constantes ameaças, e não são todos que têm o privilégio de chegar a um fim de vida natural.
Na antiguidade acreditava-se que os que chegavam a uma idade avançada gozavam do favor do Deus a quem haviam seguido e em que tinham crido desde a infância.
Apesar destes conceitos, a velhice em geral não é vista com entusiasmo. Os anciãos são considerados pessoas de saúde precária, cansadas, feias implicantes, ultrapassadas, e que não compreendem os jovens. Não se pode negar que, às vezes os velhos são respeitados por sua sabedoria, mas em geral, eles são considerados tontos e trêmulos. Não é surpreendente que por isso, muitos anciãos escondem a sua idade e frequentememe se avaliam de maneira negativa, confirmando o conceito de que “ser velho é ser feio”.
Nestes últimos anos tem aumentado muito o número de pessoas da terceira idade entre a população em geral. Os avanços da medicina e os planos de saúde pública estão dando condições para as pessoas viverem mais tempo. Esta situação porém, está fazendo surgir novos problemas e novos desafios em relação ao ajustamento da velhice às novas realidades.
A velhice é, em boa parte, um reflexo da maneira como temos vivido. Alcançar a velhice com um espírito bem disposto, tranquilo e cheio de significado depende, em grande parte, do modo de vida levado no passado. A velhice não precisa ser uma carga pesada ou uma espera resignada pelo fim. Ela pode ser uma etapa a ser vivida e desfrutada com amor.
Em geral se diz que a velhice começa aos 60 ou 65 anosde idade. As pessoas podem envelhecer em idades diferentes, tanto física como psicologicamente. Não esqueçamos que entre pessoas de 65anos de idade podem ser notadas grandes diferenças nas suas condições de saúde, nas suas atitudes, nas suas capacidades e na sua aparência física. Algumas pessoas parecem velhas aos 40, enquanto outras se mostram jovens e vigorosas aos 80.
* Filósofo e teólogo – professor de filosofia, antropologia e história. Professor da Rede Estadual de Educação pardinhorama@gmail.com |