sábado, 24 maio, 2025
- Anúncio -spot_img

Envelhecer é benção ou castigo?

Na vida podem nos acontecer algumas coisas e outras não, mas se vivermos, o  envelhecer é algo que acontecerá com certeza.

Envelhecer é um ato heróico. Desde o primei­ro momento de vida o ser humano  se depara com constantes ameaças, e não são todos que têm o privilégio de chegar a um fim de vida natural.

Na antiguidade acreditava-se que os que chegavam a uma idade avançada gozavam do favor do Deus a quem haviam seguido e em que tinham crido desde a infância.

Apesar destes conceitos, a velhice em geral não é vista com entusiasmo. Os anciãos são considerados pessoas de saúde precária, cansadas, feias implicantes, ultrapassadas, e que não compreendem os jovens. Não se pode negar que, às vezes os velhos são respeitados por sua sabedoria, mas em geral, eles são considerados tontos e trêmu­los. Não é surpreendente que por isso, muitos anciãos escondem a sua idade e frequentememe se avaliam de maneira negativa, confirmando o conceito de que “ser velho é ser feio”.

Nestes últimos anos tem aumentado muito o nú­mero de pessoas da terceira idade entre a população em geral. Os avanços da medicina e os planos de saúde pública estão dando condições para as pessoas viverem mais tempo. Esta situação  porém, está fazendo surgir novos problemas e novos desafios em relação ao ajustamento da velhice às novas realidades.

A velhice é, em boa parte, um reflexo da manei­ra como temos vivido. Alcançar a velhice com um espírito bem disposto, tranquilo e cheio de significado depende, em grande parte, do modo de vida levado no passado. A velhice não precisa ser uma carga pesada ou uma espera resignada pelo fim. Ela pode ser uma etapa a ser vivida e desfruta­da com amor.

Em geral se diz que a velhice começa aos 60 ou 65 anosde idade. As pessoas podem envelhecer em idades diferentes, tanto física como psicolo­gicamente. Não esqueçamos que entre pessoas de 65anos de idade podem ser notadas grandes diferenças nas suas condições de saúde, nas suas atitudes, nas suas capacidades e na sua aparência física. Algumas pessoas parecem velhas aos 40, enquanto outras se mostram jovens e vigorosas aos 80.

* Filósofo e teólogo – professor de filosofia, antropologia e história.
Professor da Rede Estadual de Educação
pardinhorama@gmail.com

Últimas notícias

- Anúncio -spot_img

Assis Chateaubriand