O município de Assis Chateaubriand realizou nesta sexta-feira (18) o I Fórum de Composição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Centro de Convenções (Auditório Municipal). O objetivo do evento foi a composição dos membros do referido conselho para a gestão de 2024 a 2026.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi criado pela Lei 3.505 em 19 de junho de 2024, com a finalidade de possibilitar a participação popular e propor diretrizes e ações voltadas à promoção dos direitos da pessoa com deficiência. Além disso, atua no controle social de políticas públicas inclusivas e não discriminatórias, sendo deliberativo e consultivo sobre os direitos das pessoas com deficiência no município.
Durante o evento, o vice-prefeito licenciado e superintendente de Administração e Finanças, Cloves Angeleli, ressaltou a importância da composição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacando que as reuniões do Conselho são fundamentais para apresentar ideias e trazer propostas até o paço municipal.
A secretária de Assistência Social e da Mulher, Susana Borella, enfatizou que o Conselho visa garantir à pessoa com deficiência o exercício de sua cidadania, por meio da participação na construção de propostas, acompanhamento, fiscalização, promoção, aprovação e avaliação de políticas para as pessoas com deficiência em todas as esferas da administração pública.
O evento também contou com apresentações artísticas, como o teatro “A Bela e a Fera” realizado pelos alunos da APAE, que também apresentaram uma dança denominada “Footloose”, relembrando a música que marcou os anos 60. Outra apresentação foi feita por Clomar Sabino, morador do Patrimônio Nice, que interpretou a música “A Carta” de Milionário e José Rico.
Na ocasião, foram eleitos os representantes não governamentais e governamentais, tanto titulares quanto suplentes, que comporão o CMDPD.
Este fórum representa um importante marco para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência no município de Assis Chateaubriand, demonstrando o compromisso e a preocupação da gestão municipal em garantir a participação ativa e efetiva desses cidadãos na sociedade.