A corrupção ou corrompimento do gênero humano, é muito antigo e corresponde a ideia de decomposição. O livro bíblico do Gênesis relata nos primeiros capítulos a fraqueza do homem, seu posicionamento em relação a convivência e a predisposição a corrupção.
A palavra corrupção vem do latim corruptus, que significa tornar pútrido ou quebrado, decomposto. Na esfera das relações humanas em particular, está relacionado ao suborno; ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e prejudica outra. A corrupção é um complexo fenômeno social político e econômico, que afeta todos os países, envolvendo homens que se destituíram da sua própria humanidade.
Os gregos tinham consciência de um possível afastamento do ser humano de sua natureza; e este é o sentido mais profundo que os cristãos chamam de pecado original. Quando fala: “afastou de sua natureza”, significa que o homem desobedeceu, perdeu seu estado original e toda sua essência Divina, ou seja a partir daí, ele já não é mais o mesmo, decretou sua própria sentença.
Ser corrupto é ir contra todos os princípios já pré-estabelecidos, é desobedecer as leis de Deus, é tornar-se um iníquo, avarento ao extremo, é ser continuamente induzido pelo mau. A corrupção nasceu no coração daquele que se deixou corromper por ganancia e poder, este é Lúcifer, o eterno inimigo do homem. Ele ao longo dos tempos vem instigando homens e mulheres, formando um grande cadeia de corruptores; (corruptibilis latim) em todo mundo. A corrupção está escrupulosamente ligado a política, pois o estado político apresentado no Gênesis, transformou o homem a essa tendência e ele vai deixando se perverter, adulterar-se e depravar-se física e moralmente, e a política é só mais um caminho, um degrau, onde essa propensão má vai se consolidando.
A maioria dos países são movidos pelo poder seguido da corrupção, pois ambos são parceiros, isto é; poder e corrupção. Alguns países, são extremamente corruptos, a exemplo de: Somália, Coreia do Norte, Sudão, Afeganistão… Outros são menos como: Nova Zelândia, Finlândia, Suécia, Noruega e Suíça. A exemplo do Brasil, o meu país, não há como permanecer no poder sem se abastardar. Quando alguém quer pôr ordem na casa a exemplo de alguns poucos honestos, e acabar com a corrupção no país, os latu sensu, que são graduados em todo esse esquema corrupto, se levantam para derrubá-lo, uma realidade vista pela maioria.
A natureza do homem é tamanha corrupta, que algumas vezes em pequenas coisas ele se deixa corromper-se. Vejam o quanto é grave esta casta na vida do homem, no país, nos estados e nos municípios. Nem a lei da ficha limpa para os políticos, criada como lei complementar n° 135 em 5 de maio de 2010, tem contribuído para a ordem. Nem mesmo as prisões com provas suficientes levou-os a cumprirem suas penas. Vivemos num país onde se promove o erro com apoio total do judiciário, onde o mesmo, solta bandidos à revelia; apoia facções criminosas; onde quem rouba milhões tem proteção e o que rouba um caixa de leite no supermercado, é prisão sem fiança. Pensemos nisso e vê para onde estamos caminhando!
Roberto Cosme dos Santos é formado em Ciências Sociais, Bacharel em Teologia com especialização em Psicologia Pastoral, Terapeuta, Palestrante e membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná. contatorobetosantos@outlook.com |