Pelo PDLF (Programa de Desenvolvimento de Lideranças Femininas), as integrantes dos Grupos Femininos da Copacol entregaram obras que beneficiam a população. Em Nova Aurora, na comunidade de São José, foi realizada a revitalização da escadaria, troca do gramado em frente a Capela, e as construções de um parque infantil e de uma quadra de beach tênis. Em Cafelândia foi realizada a compra e a instalação de dois aparelhos de ar condicionados para melhorar o sistema de climatização da Paróquia São Pedro. “O Programa tem o objetivo de provocar elas a identificar quais são as necessidades da comunidade, apresentar uma ideia e um plano de ação para execução de um projeto viável de melhoria. Para a Cooperativa, é um orgulho poder participar ativamente da comunidade com projetos como estes”, destaca a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Mollin.
Nova Aurora
A integrante do Grupo Feminino JJ, Jacinta Elis Locks, descreve que a criação do parquinho e a revitalização da Paróquia era o sonho de toda comunidade. “Aqui em nossa comunidade há muitas crianças e necessitava de um ambiente adequado para elas brincarem com segurança. Sempre pensei em criar um parquinho, mas não sabia como executar essa ideia. Quando entrei no PDLF e obtive todo o conhecimento necessário e grandes mulheres como parceiras, não tive dúvida de qual seria nosso projeto e elas concordaram de prontidão. Foi um sonho realizado com cooperação e muito amor”.
Para a execução das melhorias, foi necessário arrecadação de verba e para isso foi imprescindível o apoio de todos. “Desde o início, a comunidade nos abraçou e nos ajudou. Foi realizada uma feira de vendas de bolo e também a venda de alimentos da Festa do Padroeiro São José, cedida pela Paróquia, onde conseguimos parte o valor necessário para a obra. Para as atividades manuais, membros da comunidade se voluntariam para nos ajudar. Foi um projeto de muita cooperação com a comunidade, Copacol e a prefeitura de Nova Aurora. Ficamos muito felizes com o apoio de todos”, afirma Jacinta.
Cafelândia
A integrante do Grupo Feminino de Cafelândia, Daniele Hinselmann de Andara, destaca que o projeto busca maior comodidade para quem participa das celebrações da Paróquia São Pedro. “Eu faço parte da Paróquia e sempre quis fazer mais pela minha comunidade. Durante o projeto, trabalhamos as ideias de melhorias e, em conversa com o Padre Rosevaldo, que nos abraçou neste projeto, foi decidido pelo aprimoramento da climatização do ambiente. A comunidade entendeu nosso propósito e nos ajudou na arrecadação da verba. Estou muito feliz com o resultado, é um sonho realizado”.
Daniele também descreve a importância do apoio e incentivo da Cooperativa e da comunidade. “Sozinhos, não conseguiríamos chegar até aqui. A Copacol nos incentivou muito, sem ela, nada disso seria possível. Sou muito grata à Cooperativa por nos proporcionar, além de oportunidades, muito conhecimento através dos Grupos Femininos e também pelo PDLF”.
PDLF
Com a turma que finaliza neste ano, composta por 25 mulheres, 185 integrantes dos Grupos Femininos da Copacol já se formaram no Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina. Além das entregas desta semana, as mulheres já realizaram em 2024 a reforma do salão da igreja de Jotaesse e a construção de ambiente de lazer na Casa Lar de Nova Aurora. “Esses projetos são a maior prova de que, através das oportunidades ofertadas pela Cooperativa, as mulheres têm grande capacidade de promover ações que beneficiam a comunidade. É muito gratificante ver essas mulheres que representam a Cooperativa com os Grupos Femininos realizando projetos grandiosos para a população”, diz o diretor-presidente Valter Pitol.