O mundo está abarrotado de homens cheios de si mesmos, onde o que eles acham e praticam, supera todo conhecimento, são homens que se estribam em seu próprio saber. Um saber que se adquire através da ‘achologia’, ou eu acho! Esse saber e essas descobertas começam na sua tenra idade, daí pra frente muitos deles continuam correndo atrás do conhecimento, sempre vivenciando o ‘eu acho’, num esforço contínuo. É interessante que essa prática do saber, ou do ‘eu acho’, algumas vezes é copiada, ou aprendida, e os mestres e educadores estão aí pra isso, ensinar, a redescobrir o novo, um novo que as vezes é errado.
Adquirir conhecimento ou saber é o que a sociedade mais procura nas mais diversas áreas da vida, até porquê, tudo se renova. A experiência de ontem não é o mesma de hoje. Mas nem sempre ter conhecimento ou ‘achar que sabe’, é ser sábio, e muitos confundem conhecimento com sabedoria. Mas o que é a sabedoria, e o que ela nos ensina? Primeiro, a sabedoria é erudição, é o acúmulo do conhecimento natural sobre assuntos diversos. Ela é a base em todos os sentidos para tomar decisões nas mais diversas áreas. Conceitualmente, ela nos ensina a saber e a valorizar as coisas mais importantes para nos guiar nas escolhas que precisamos fazer todos os dias. Sabedoria também diz respeito a ser prudente, ter razão e cognição ou entendimento, nesse caso, o ‘eu acho’ ou a achologia, é apenas uma cogitação.
O texto bíblico dos provérbios de Salomão diz: O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria, sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a e ela te exaltará; se abraçares ela te honrará, dará a sua cabeça um diadema de graça, e uma coroa de glória te entregará. Em andando por ela, não se embaraçarão os teus pés, se correres não tropeçarás. Essa é a sabedoria que vem do alto, o conhecimento que todo homem deve buscar para se conduzir bem.
Vivemos numa sociedade onde os homens estão transbordando do conhecimento de si mesmo, e argumentos persuasivos e o ‘eu acho’ está sempre presente, mas lhes faltam a sabedoria que é um dos atributos de Deus. Motivos pelos quais estes mesmos vivem numa batalha incontida, onde avareza e a obstinação por aquilo que eles acham que está certo e o que lhes favorecem, é o que mais procuram, mas lhes faltam o mais importante, a sapiência.
A sabedoria não se restringe ao conhecimento, muito pelo contrário ela vai mais além, ela se estende, traz criatividade, e vai abrindo novos horizontes, revelando novos aprendizados; contribui para entender que alguns objetivos estão além do que é possível em um determinado momento. Agir sabiamente significa compreender o contexto por completo, é ser um especialista, e a partir disso organizar suas ações para um bom resultado e um bem estar geral.
A sabedoria que vem de Deus, nos leva a vermos além das circunstâncias. A sabedoria de Deus merece toda nossa dedicada atenção. Busque-a, peça a Deus sabedoria, e ela te exaltará.
Roberto Cosme dos Santos é Sociólogo, bacharel em Teologia, com especialização em Psicologia Pastoral, Terapeuta, Palestrante e membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná contatorobertosantos@outlook.com |