Um profissional exemplar, que ama o lugar onde trabalha e que leva o sustento da família. Há 40 anos, o destino de todas as manhãs é o mesmo: a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand (ACIAC), onde coleciona amigos, histórias e aprendizado. Adinaldo Alves da Silva, muito mais conhecido como “Mirim”, ganhou esse apelido quando entrou pela entidade por meio da antiga Guarda Mirim, quer era um projeto de qualificação e preparação dos jovens para o mercado de trabalho, desenvolvido pelo Rotary Club, que ajudou a empregar muitas pessoas no passado no município chateaubriandense.
Na noite de sexta-feira (4), Mirim recebeu aplausos e palavras de agradecimentos. Faltaram adjetivos para reconhecer o grande trabalho que ele desempenha na ACIAC há quatro décadas. “Não poderíamos deixar passar em branco, afinal, é uma vida dentro da Associação Comercial. Nada mais justo que, nós, diretores e colaboradores, reunirmos e realizarmos uma homenagem para ele. É muito mais que merecido. É o funcionário mais antigo que temos. Entrou aqui quando era da Guarda Mirim. Aqui dentro foi desenvolvendo seu trabalho e, atualmente, é o responsável pelo nosso setor financeiro. Para nós é uma satisfação muito grande ter em nossa equipe uma pessoa como o Mirim”, destacou o presidente da ACIAC, José Claudemir Lourenço.
Mirim completa 54 anos de idade em outubro agora e 40 anos de ACIAC. Aos 14 anos, em seu segundo emprego já, ele entrou na Associação Comercial com a função de office boy, que é um profissional que realiza serviços externos. Aos poucos, ele foi conquistando o seu espaço e, atualmente, ocupa o cargo de gerente financeiro, responsável por toda a finança da ACIAC, recursos humanos e cobranças, além de ser o braço direito dos presidentes. “Nessas quatro décadas, passei por inúmeras diretorias aqui dentro. Claro que temos altos e baixos, mas cresci a cada momento. Aproveitei as oportunidades que a entidade me ofereceu e fui crescendo profissionalmente. Para mim é um orgulho dizer que cresci junto com a Associação Comercial. Identifiquei-me muito com o associativismo aqui dentro. A ACIAC é a minha segunda família”, garantiu Mirim, que é casado há 30 anos com a Beth e tem três filhas já formadas.
A aposentaria ainda não está nos planos do Mirim. “Já tenho o tempo necessário de carteira de trabalho, mas não vou parar agora; não é viável. Caso a ACIAC me aguente aqui, quero ficar mais alguns anos ainda. Não vou parar agora”, assegurou o Mirim, que recebeu um presente de toda a ACIAC, sendo um cheque no valor de R$ 3 mil, além de uma grande festa, com jantar especial, churrasco, chope e música ao vivo com o Grupo Fogo no Fubá, que animou a todos até altas horas. “Minha gratidão à essa casa”, concluiu Mirim.