Na programação da Campanha Outubro Rosa de Combate e Prevenção ao Câncer deste ano, o Coral Encanto de Viver – Vidas Transformadas pelo Câncer e pelo Canto, de Toledo, promove o 4º Baile Rosa – Jantar Dançante Beneficente, no salão de festas do Yara Country Clube, na noite de 12 de outubro, sábado, a partir das 20h, contando com o apoio de instituições, empresas e colaboradores. A animação musical será da Banda Wihelms Brothers – Sônia Alves. O cardápio terá filé mignon com molho cabernet, coxa e sobrecoxa de frango desossada, escondidinho de batata de provolone, risoto arroz arbório de palmito, arroz branco e mix de saladas verdes e frutas.
Os objetivos do evento são promover a confraternização entre integrantes do grupo e convidados e arrecadar recursos para iniciativas voltadas à conscientização das pessoas sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer, reduzindo o sofrimento de pacientes e familiares e aumentando as chances de cura da enfermidade. A renda da promoção será destinada aos projetos sociais e culturais e atividades solidárias do Coral, incluindo ações de prevenção ao câncer e apoio às pessoas em tratamento. Dentro de suas ações, o Coral Encanto de Viver procura a alertar a população sobre riscos de neoplasias que podem ocorrer entre mulheres e homens de toda as idades, além de jovens e crianças, com consequências malignas que a população conhece ou deveria conhecer, visando a prevenção e/ou minimização dos males da enfermidade.
BAZARES SOLIDÁRIOS – O Coral Encanto de Viver também promove bazares solidários nas segundas e quintas-feiras, em sua sede, com os propósitos de comercializar roupas, calçados e outros objetos, como vestimentas usadas de verão e inverno, mas sempre em bom estado, entre pessoas carentes e reversão dos valores arrecadados em atividades beneficentes da instituição, ampliando os benefícios iniciais da arrecadação e comércio de produtos indispensáveis à população de baixa renda. Os valores são sempre a partir de um real a unidade, com possibilidade de pagamento em dinheiro, cartões de crédito ou débito e pix.
Os produtos são recebidos através de doações de lojas, famílias, instituições comunitárias e pessoas solidárias, devidamente selecionadas e organizadas pelas dirigentes, coralistas e voluntárias, antes de serem expostos para avaliação, seleção e aquisição pelas pessoas interessadas. Da mesma forma são recebidos donativos em pontos tradicionais, como o Supermercado Allmayer, da Vila Industrial, além da sede da instituição e residências das próprias coralistas e colaboradores. Além disso, as doações podem ser comunicadas por telefone, para sua retirada no local informado pelas dirigentes e coralistas.
CAMPANHA OUTUBRO ROSA – As ações do Outubro Rosa iniciaram no final do século 20, com atividades isoladas de conscientização sobre a doença nos Estados Unidos, que aos poucos foram sendo ampliadas, até o Congresso Norte-Americano oficializar outubro como mês nacional de prevenção ao câncer de mama.
No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa aconteceu em 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo e a partir de 2008 as campanhas foram sendo ampliadas, com participação de entidades relacionadas ao câncer de mama, com iluminação rosa de monumentos e prédios, para deixar clara a mensagem de que é preciso prevenir seus males. O Coral Encanto de Viver foi criado em cinco de novembro de 2018, por iniciativa de grupo de senhoras, da cidade e interior, que trataram ou estão tratando diversos tipos de câncer. Conta ainda com familiares, amigos e voluntários dispostos a ajudar as pacientes e contribuir com a iniciativa, sem finalidades lucrativas.
FINALIDADES DO CORAL – O lema do Coral é: “Sou pássaro procurado, não pelo encanto que tenho, mas pelo canto que trago!” de autoria do saudoso cantor gaúcho César Passarinho e suas finalidades são desenvolver a arte do canto em grupo, promovendo integração, alegria e motivação, através da solidariedade e cooperação entre integrantes do grupo. O Coral é entidade de utilidade pública, conforme legislação municipal, está legalmente registrada, dispondo de CNPJ e conta bancária, para facilitar a documentação e tornar mais transparentes suas atividades e operações, especialmente em ações beneficentes que contam com a colaboração de empresas, instituições e pessoas da comunidade.
Sob a coordenação do regente José Luís Napanga Castro, os ensaios do Coral são realizados em sua sede, na Rua Pinheiro Machado, 210, no Jardim Gisela, nas segundas-feiras, das 18h30 às 20h. Maiores informações sobre as finalidades e ações do Coral podem ser obtidas também em página no Facebook no nome da instituição, no Instagram: coralencantodeviver; e pelo e-mail: coralencantodeviver@gmail.com. A reserva ou aquisição de convites para o Baile Rosa também podem ser feitas pelos telefones 99912-3297, do Coral; 99908-6076, da presidente Arlete Uliz Haupt; 99962-3989, da 1ª secretária Veronica Mareth; e 99800-4710, da relações públicas da entidade, Eliane (Lia) Krzyonoski.