O fim de semana foi de muito trabalho no Fórum Eleitoral em Assis Chateaubriand. Na tarde de sábado (28) ocorreu a geração de mídia, que é a transferência das informações de todos os candidatos a vereador a prefeito para um dispositivo semelhante a um pendrive. Já durante todo o domingo (29) foram realizados os trabalhos de carga, conferência, testes e lacração das urnas eletrônicas. Nas duas ocasiões estiveram presentes representantes das duas coligações que concorrem nessas eleições no município chateaubriandense, além de autoridades do poder judiciário e imprensa.
Ao todo são 27.026 eleitores aptos a votar neste ano em Assis Chateaubriand, divididos em 87 seções espalhadas pelo município, sendo em 17 locais de votação. Serão utilizadas, no próximo domingo (6), ao todo, 93 urnas, contando com os aparelhos reservas. Após as conferências neste domingo (29), as urnas foram armazenadas em local seguro. No fim de semana, elas serão levadas aos locais de votação seguindo todo um protocolo de segurança. Nesta terça-feira (1º), uma reunião será realizada com as forças de segurança que atuarão durante a votação no domingo (6).
De acordo com o juiz eleitoral Fernando Porcino Gonçalves Pereira, a campanha eleitoral ocorre de forma tranquila em Assis Chateaubriand. “Aqui, temos um povo realmente ordeiro e até me perguntei: será que estamos realmente em período de eleição? Está muito tranquilo, além da expectativa, e espero que continue assim. Aproveito para homenagear a cidade, que é extremamente civilizada, com um povo muito ordeiro”, destacou o magistrado, adiantando que a “lei seca” só será adotada no município após decisão em nível estadual. “Ficamos dependendo da orientação do Estado. Não gosto de criar leis locais e estabelecer regras próprias”, concluiu o juiz.
O promotor eleitoral, Marcelo Pato Cunha, esteve presente e falou o que espera no dia da eleição por parte dos eleitores. “Esperamos civilidade e muita consciência, não só do voto que vão preferir no domingo, mas a responsabilidade de fazer as coisas certas e de contribuírem para a regularidade da eleição como um todo. É o que a gente pede. De modo em geral, as votações aqui em Assis sempre foram tranquilas. Têm questões pontuais, que são normais, tudo isso graças à população que tem consciência”, pontuou o promotor, lembrando que as denúncias sobre supostas irregularidades na campanha eleitoral podem ser feitas de forma presencial na Promotoria ou por meio do aplicativo Pardal 2024. “Nessas eleições caiu muito o número de denúncias, mas sempre temos uma ou outra”, finaliza o promotor Marcelo.
Alto Falante Notícias