Para o aperfeiçoamento pessoal e profissional, integrantes do Grupo de Jovens e do Programa Jovem Aprendiz da Copacol participaram do Curso de Eneagrama. A atividade realizada em quatro módulos teve a parceria do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), capacitando quem está iniciando a carreira, seja no campo ou na cidade.
O Eneagrama tem o objetivo de auxiliar no entendimento da personalidade e das habilidades do indivíduo, esclarecendo seus pontos fortes e fracos. “O sistema visa ajudar as pessoas a entenderem o padrão delas e das demais pessoas com quem convivem. Possuímos nove tipos de personalidades no Eneagrama e cada um possui pontos fortes e pontos de melhoria. Identificando as qualidades e como melhorar os pontos de dificuldades, é possível melhorar tanto o desempenho profissional, quanto o pessoal. Para o mercado de trabalho é de suma importância que os profissionais compreendam os pontos a serem desenvolvidos, para avançar na habilidade de atuar em grupo, com comunicação assertiva”, afirma a psicóloga Patrícia Cocoletto, especialista em capacitação de equipes empresariais por meio do Eneagrama.
Para o integrante do Grupo de Jovens, Joao Pedro Zulin, 16, que se identificou como tipo 1, a capacitação fará grande diferença nos relacionamentos pessoais e profissionais. “Esse curso nos ajuda entender, além das qualidades, as nossas travas e tudo aquilo que não nos permite evoluir. Além disso, compreender e saber lidar com as outras pessoas. Eu só tenho a agradecer a Copacol por nos proporcionar um treinamento tão incrível quanto este”.
Everton Bertunes Subtil, 17, jovem aprendiz do almoxarifado da Unidade Industrial de Aves em Cafelândia, participou da capacitação e se identificou com o tipo 4. Autoconhecimento que vai ajudá-lo a perceber características a serem aperfeiçoadas na personalidade. “Toda forma de autoconhecimento é extremamente relevante para o nosso desenvolvimento. Compreendendo meus pontos fortes e fracos reconheço meu caminho de evolução, agregando na vida pessoal e profissional. Esse curso levarei para toda minha vida”.
Entender a percepção que os outros têm da sua personalidade também é um passo importante para melhorar o convívio social, identificando fatores a serem performados. A convidada à ministrar o curso apresentou um exercício simples para auxiliar os participantes na verificação dos pontos fortes e fracos, que também pode ser realizado por quem busca melhorar suas características. “Durante o treinamento, cada participante pede para cinco pessoas identificarem três qualidades e três defeitos. Com essa avaliação é possível definir um caminho para praticar os pontos de melhoria, para uma evolução contínua”, afirma Patrícia.
Tipos do Eneagrama
No sistema eneagrama são definidos nove tipos de personalidades, identificados como: Tipo 1, O perfeccionista; Tipo 2, O prestativo; Tipo 3, O performático; Tipo 4, O individualista; Tipo 5, O reservado; Tipo 6, O questionador; Tipo 7, O sonhador; Tipo 8, O poderoso; Tipo 9, O pacificador. Cada um desses “tipos” possui características únicas que são identificadas conforme os comportamentos e experiências de cada um.