A Igreja Católica no Paraná reúne nesta sexta-feira e sábado (20 e 21/09) bispos, padres, religiosos e religiosas, e lideranças leigas na chamada “Assembleia do Povo de Deus”, que visa promover a reflexão da caminhada evangelizadora no Estado. E, novamente, para envolver mais pessoas no assunto proposto, a Assembleia segue o modelo de realização simultânea nas quatro Províncias Eclesiásticas, sendo que a Diocese de Toledo recebe os participantes da Província Eclesiástica de Cascavel, que compreende a Arquidiocese de Cascavel, Diocese de Toledo, Diocese de Foz do Iguaçu e Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.
A reflexão central da Assembleia tem por base o tema “Espiritualidade de comunhão a partir do Vaticano II”, e será conduzida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro, D. Antonio Luiz Catelam Ferreira. Os trabalhos serão realizados no Centro de Formação – Instituto São João Paulo II, em Toledo, com acolhida aos participantes a partir das 18h desta sexta-feira, seguida de missa de abertura do evento às 18h30. Na sequência, a programação prevê encaminhamentos gerais sobre a Assembleia, a partilha da Síntese da Província e uma breve palavra do assessor convidado.
A concentração dos trabalhos da Assembleia será neste sábado (21), com o desenvolvimento do tema central no período matutino, visando orientar os trabalhos em grupo que acontecerão a partir da metodologia da Conversa Espiritual. Ao todo serão 16 grupos que, ao final, deverão apresentar em plenária a partilha de suas reflexões a respeito da caminhada de comunhão na Igreja. A conclusão se dará com a apresentação das indicações propostas e das luzes para a caminhada diocesana. A celebração de envio, no encerramento da Assembleia do Povo de Deus, será às 18h30 deste sábado, com a presença dos cinco bispos da Província Eclesiástica.
A Assembleia tem por objetivos avaliar a caminhada eclesial nas dioceses da Província, a partir da aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2019-2023); e fortalecer as lideranças, motivando-as com a espiritualidade de comunhão. Em Toledo, a expectativa é da participação de 150 pessoas, entre bispos, padres coordenadores da Ação Evangelizadora, coordenadores Regionais de Pastorais, Movimentos e Organismos, representante do conselho econômico diocesano, representante da comissão diocesana do Sínodo, seminaristas da etapa da Configuração e reitores da Configuração, religiosos, representante dos Acampamentos, coordenação dos servidores do altar, expressões das Novas Comunidades, Setor Diocesano Juvenil e representante de casas de acompanhamento às “novas formas de pobreza” (pessoas em situação de rua, acolhimento de dependentes, migrantes), e coordenadores diocesanos das pastorais e movimentos.