Cerca de 160 transportadores participaram em um evento de conscientização e redução dos sinistros de trânsito nas estradas em 31 de agosto. Realizada na Unidade Frigorífica da Frimesa em Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná, a manhã de conhecimento envolveu condutores que levam passageiros e cargas vivas de empresas contratadas pela cooperativa.
Organizado pelo setor de transporte da Frimesa, a capacitação foi um chamado à responsabilidade individual e coletiva para a circulação segura, em que cada um pode fazer a diferença nas ruas e nas estradas.
A primeira palestra ministrada pelo chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, Vinícius Silva, tratou da direção defensiva. Ele conscientizou sobre a paz no trânsito e a contribuição dos motoristas para a prevenção. Também reforçou sobre a importância de combater maus hábitos ao dirigir, como o excesso de velocidade, e a combinação entre bebida ou celular e a direção, principais causas de ocorrências no trânsito.
“Eles fazem parte do ambiente do trânsito. Temos que incentivar a conduta individual, afinal, eles tem pra quem voltar em casa. Empresas preocupadas com a vida são parceiras dos órgãos públicos, ao repassarmos o conhecimento nessas atividades internas, eles levam a conduta correta para o ambiente externo”, explica o agente de segurança.
Agir com segurança também se trata de cuidar para que itens instalados no veículo funcionem corretamente. O instrutor de direção da CRJ Logística, Wagner de Lima, falou sobre a manutenção regular e preventiva. Uma vez os condutores conhecem seus veículos e usam deles todos os dias, a checagem de todas as peças integrantes evita acidentes.
PARTICIPAÇÕES
“Temos que ter a noção de que podemos salvar vidas de acordo com o modo que conduzimos”, comenta o proprietário da TransCanossa, Jói Luiz Canossa. Hoje a transportadora leva suínos vivos de produtores afiliados à C.Vale até a Unidade de Assis Chateaubriand.
Jairo Martins é motorista e aproveitou a manhã para reforçar o que pratica no dia a dia. “Saio daqui com um aprendizado muito bom, tirei dúvidas, e tive oportunidade de estar aqui na Frimesa. Vou levar isso pro resto da vida”.
SOBRE A FRIMESA
A Frimesa Cooperativa Central é uma empresa brasileira, fundada em 13 de dezembro de 1977, em Francisco Beltrão, Paraná para industrialização de carne suína e leite. A sede fica em Medianeira, no oeste paranaense. É composta por cinco cooperativas filiadas (Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato).
A Central é a 1ª maior empresa paranaense de abate e processamento de suínos e está entre as maiores empresas do Brasil de recebimento de leite. Atualmente conta com 6 unidades industriais, e atua em todo o mercado nacional e internacional, exportando para cerca de 30 países.
São mais de 13 mil colaboradores. No ranking das maiores empresas do agronegócio Brasil, segundo a Revista Globo Rural, ocupa o 78º lugar, e nas empresas do agronegócio na região sul está em 23º lugar. É a primeira cooperativa a anunciar publicamente nossos compromissos ESG para um futuro mais sustentável.
Assessoria