Os cooperados que integram o Programa Experts do Agro participaram de mais um encontro: dessa vez para ver quais foram os resultados das pesquisas realizadas com os híbridos de milho plantados no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) da Copacol. Os encontros foram realizados em Cafelândia e Ampére.
Guilherme Adevente Castagna, cooperado de Nova Aurora, trabalha com 90 alqueires. Para ele, conhecer os resultados das pesquisas realizadas no CPA faz a diferença para o planejamento das próximas safras. “Nós, a campo, temos muita informação disponível. Porém, com o apoio da Cooperativa temos os dados técnicos corretos, de acordo com a nossa realidade na propriedade. Assim temos a confiança e certeza do que fará a diferença para nós. Temos acesso a pesquisas que são realizadas, que não conseguiríamos fazer a campo. Dessa forma, conseguimos obter, a cada safra, melhores produtividades e diminuir os nossos custos”.
Nesta safra de milho, o CPA plantou várias parcelas de híbridos e realizou diferentes manejos, tudo com o objetivo de observar o comportamento de cada um e dar a melhor orientação aos cooperados. Para esta safra, dois encontros foram realizados com os produtores que fazem parte do Experts do Agro: primeiro, eles realizaram uma visita técnica até o Centro para ver como os experimentos estavam se comportando à campo. Agora, o encontro foi para conhecer os resultados obtidos após a colheita desses híbridos.
De acordo com o supervisor de Pesquisas do CPA, Vanei Tonini, os cooperados conseguem ter uma visão mais ampla de como desenhar a próxima safra de milho. “Todos os anos temos cenários diferentes quando falamos em pragas, doenças e novos híbridos. Então o produtor precisa estar atualizado e é necessário que ele tenha essas informações para implementar o melhor na propriedade e ter os resultados esperados. Dessa forma, nesse encontro, conseguimos passar para eles com detalhes os resultados que tivemos nas pesquisas e, assim, eles conseguem tomar a melhor decisão pensando nas próximas safras”.
Além da apresentação dos resultados das pesquisas, os cooperados também tiveram uma explicação de como se formam os preços das comodities agrícolas, que foi feita pelo gerente de Cereais, Adauto Canello.