A sustentabilidade está entre as práticas da Copacol, que também desenvolve a conscientização ambiental em mais uma edição do Projeto Escola no Campo, envolvendo crianças entre 9 e 10 anos de escolas públicas do Oeste e Noroeste do Paraná. Gestores ambientais da Cooperativa estão percorrendo pelas instituições de ensino para realizar atividades educacionais com as turmas envolvidas sobre os três R’s da Sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, e como todos devem se envolver na destinação de resíduos para garantir um futuro melhor para as próximas gerações. “Pensando na sustentabilidade do nosso planeta, trabalhamos a consciência das crianças sobre os impactos do descarte de resíduos. Elas aprendem desde cedo, levam esse conhecimento aos pais e demais amiguinhos”, destaca a coordenadora de Projetos Sociais da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes.
O Projeto Escola no Campo realizado pela Copacol tem a participação das secretarias de Educação dos municípios inscritos. Após a etapa de conscientização, os estudantes produzirão trabalhos – desenhos e frases – sobre como eles enxergam a sustentabilidade na comunidade onde estão inseridos e o que cada um pode fazer para transformar o mundo em um lugar melhor para viver. Os alunos participarão de seletivas nas duas categorias – desenho e frase – para o concurso com premiação dos melhores trabalhos no evento de encerramento do Projeto Escola no Campo, em novembro.
As atividades já foram realizadas nas escolas de Cafelândia, Nova Aurora, Jesuítas, Tupãssi, Formosa do Oeste e Iracema do Oeste; nos próximos dias Quarto Centenário, Goioerê, Moreira Sales e Rancho Alegre receberão a equipe da Copacol para as aulas ambientais.
PENSANDO NO FUTURO
Do campo até a indústria, a Copacol tem a prática ambiental como prioridade. Além de uma Central de Reciclagem para processamento de plástico e papelão e tratamento da água usada nos processos industriais, a Cooperativa atua com a Logística Reversa, com 2,5 mil toneladas de embalagens recolhidas e recicladas anualmente. Outra estrutura importante é a Usina de Biogás, que destina adequadamente resíduos da suinocultura e gera energia: redução de impactos ambientais aliada a consumo consciente das riquezas ambientais. As ações de conscientização ambiental também são realizadas em eventos como o Copacol Agro, com a distribuição de 3 mil mudas de árvores para os visitantes. O Projeto Escola no Campo é um aliado nesse processo de formar um futuro melhor para todos e preservar o meio ambiente. “Buscamos apresentar às crianças ações práticas e simples de serem aplicadas diariamente em casa e na escola, contribuindo com o bem-estar de todos. Eles são o nosso futuro”, afirma a supervisora de Gestão Ambiental, Camila Grigio, que participa das atividades nas escolas.
EDUCAÇÃO
A Escola Municipal Theofanio Agapito Maltezo, de Cafelândia, é uma das instituições que participa do Projeto. Os alunos participaram da atividade, compartilhando experiências em casa e também mostrando na prática como é possível preservar o meio ambiente. “Esse trabalho que a Copacol faz, de capacitação, é muito importante para as nossas crianças. Há uma mudança positiva no comportamento deles ao aprender sobre os cuidados com o meio ambiente, ficamos muito felizes com a preocupação da Cooperativa com nossos alunos”, diz a coordenadora, Elizabete Floriani Rogeski.