Os jovens que participam do Programa Conecta Grãos da Copacol, se reuniram no segundo módulo do Programa, ocasião em que foi apresentado pela equipe de pesquisadores do CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), os resultados da última safra de milho e o posicionamento dos herbicidas.
O engenheiro agrônomo, Vinicius Caneppele Pereira, que atua como pesquisador no CPA, apresentou os resultados dos estudos desenvolvidos com uma bateria de herbicidas pós- emergentes. “Nós avaliamos a efiência de uma série de herbicidas, tanto para capim amargoso que é um problema que ainda persiste aqui na região, como a trapoeraba, além da buva e o capim pé de galinha, plantas que estão dentro do nosso sistema produtivo, e são de difícil controle, por isso nós temos que fazer esses manejos agora na soja e também dentro da cultura do milho safrinha, e para isso investigamos diferentes ferramentas de herbicidas, com bons resultados e estratégias a serem adotadas pelos cooperados e equipe técnica visando as próximas safras.
Com elação ao Conecta, Vinicius destaca a nova geração de agricultores que vem com uma visão diferente, sempre em busca de conhecimento, abertos às novas tecnologias e como isso o Programa Conecta, enquanto difusor de informação, tem o papel de atualizá-los sobre as novidades que surgem a cada dia para a área agrícola.
Além do posicionamento de herbicidas, durante o encontro foi apresentado aos participantes, as pesquisas realizadas para controle de pragas e doenças, bem como as variedades de híbridos mais eficientes, ou seja, as que mais se destacaram em produtividades e as mais resistentes.
Cooperado de Formosa do Oeste, o jovem Renan Cesar Pavanelli, aproveitou ao máximo todas as informações repassadas. “A gente viu aqui muita coisa nova que está chegando no mercado, doenças novas que estão surgindo, novos produtos e novas formas de combater as pragas, doenças e as plantas daninhas, novos matérias que apresentam bons resultados, enfim muita informação e diferentes técnicas de manejos, e isso é muito importante para nós que estamos lá no campo para que possamos evoluir em produtividade”.
Para Renan, participar do Conecta é um grande aprendizado, é um Programa que a Cooperativa trouxe pensando em manter os jovens no campo, para dar sequência na condução dos negócios da propriedade. “Eu trabalho com meu pai, juntos sempre trocamos ideias daquilo que vamos fazer, aprendi com ele, e agora aqui no Conecta buscando novidades para aplicar na propriedade”, conclui.