Estar a serviço do próximo, nunca esteve de forma espontânea no coração do homem. Um tipo de comportamento que todos deveriam assumir na sociedade, pois é um princípio Divino. Deus assim estabeleceu, mas nem todos estão dispostos a viver isso na prática. Na verdade, alguns homens vivem o tempo todo com o coração fechado pra essa aplicação, embora seja um tipo de procedimento que deveria estar presente naturalmente na vida de todos nós.
Jesus veio pra servir e não para ser servido, esse é um de seus principais ensinamentos ao homem, entretanto, viver isso na prática, está longe da realidade humana. Deus instituiu autoridades, dentre estes, autoridades políticas para o serviço e bem estar do povo. O livro de Provérbios, no capítulo 8:15-16, lê-se: “Por meu intermédio os reis governam, e as autoridades exercem justiça, também por meu intermédio governam os nobres, todos ao juízes da terra”. Êxodo, no capítulo 22:28 – “Não blasfemam contra Deus nem amaldiçoem uma autoridade do seu povo. Mas como entender isso? Veja que até hoje poucos na história da humanidade entenderam que toda autoridade tem seus títulos fundamentados na Bíblia, mesmo que estas autoridades, não reconheçam isso. Porém, para entender e reconhecer que é uma orientação bíblica, é preciso conhecer um pouco da bíblia.
Assim como no passado muitas autoridades, reis e governadores, como relata a história bíblica, oprimiram e fizeram o que era mal ao povo, muitos em várias países, estados e cidades, até hoje continuam agido da mesma forma. A história traz relatos de alguns governos políticos ditadores, que sobrecarregavam o povo com impostos, bem como cometiam atrocidades, ou davam sumiço àqueles que não concordavam com sua forma de governar, eis alguns: Adolfo Hitler presidente e chanceler da Alemanha. Josef Stalin, após a morte de Lenin, alcançou o poder na União Soviética. Mengistu Haile Mariam militar e político etíope, também conhecido como ‘Nego Rojo’, subiu ao poder. Hissene Habre, militar político na Líbia chegou ao poder oprimindo o povo. Augusto Pinochet, militar ditador Chileno. Idi Amin Dada, ditador militar e presidente da Uganda. Saddaan Hussein do Partido Socialista Árabe, e tantos outros.
Vejam, o que se vive hoje, por alguns governos e todo esse sistema, vem de longe, e por herança muitos continuam agindo igual, onde governos não só oprimem o povo com altos impostos, como o despreza, não cumprem promessas, corrompem toda uma sociedade, levando-a a uma continua decadência, onde só favorecem seus aliados, e isso é no Brasil e em diversos outros países.
O homem se desviou totalmente de tudo aquilo que Deus havia antecipado e estabelecido para que ele vivesse e cumprisse com empatia e resiliência, mas muitos, como se vê, continuam a praticar o mal. Portanto, cada político no exercício de seu mandato precisa estar consciente do que é servir o povo sem restrições, servindo de forma benevolente a bem de todos, sabendo qual é a sua verdadeira função como homem público. E tem mais, é poder tratar a todos com igualdade, sem favorecer este ou aquele determinado grupo. É poder contribuir de forma expressiva e imparcial com todas as camadas da sociedade com temor e tremor a Deus.
Roberto Cosme dos Santos é Formado em Ciências Sociais, Teólogo com especialização em Psicologia Pastoral, palestrante, terapeuta e membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná. contatorobertosantos@outlook.com |