ABERTURA OFICIAL ACONTECE NA FEIRA DO TEATRO NO DOMINGO (01)
O TRADICIONAL DESFILE DE 7 DE SETEMBRO VAI ACONTECER ÀS 16H DO SÁBADO.
Após mais de um ano sem o evento, a expectativa é de receber mais de 50 mil visitantes. O desfile começa na rua Sete de Setembro e segue até a Avenida Carlos Gomes. De acordo com a comissão organizadora, quase 12 mil pessoas vão trabalhar no evento, 286 veículos motorizados estarão presentes, 81 entidades foram confirmadas e 41 animais entre cavalaria e cães estarão desfilando. “É um desfile que envolve diversas secretarias, entre elas Secretaria de Educação e Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão) na coordenação, Transitar, Sesop (Secretaria de Obras Públicas), Sesppro (Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção à Comunidade), Secult (Secretaria de Cultura) e Semel (Secretaria de Esporte e Lazer) são as secretarias que estão conosco nesta organização do desfile de 7 de Setembro”.
A abertura oficial da semana da pátria vai acontecer na Feira do Teatro, no domingo (1°) às 9h. “Geralmente aquela abertura que tinha lá na Avenida Brasil, ela vai ocorrer neste ano na Feira do Teatro, é o encontro dos cascavelenses, então lá que vai acontecer a abertura oficial da Semana da Pátria”. Após a abertura, o atos cívicos seguem em Rio do Salto e em Juvinópolis, com a presença das escolas da região. Durante a Semana da Pátria, escolas e colégios de Cascavel vão participar dos momentos de patriotismo. Já no sábado (07), o desfile começa com o fogo simbólico e o hasteamento das bandeiras com o hino nacional.
Para promover a inclusão, tendas serão instaladas para abrigar idosos e pessoas com deficiência. Além de arquibancadas com capacidade para mil pessoas. Todo o evento terá interpretação em libras, que será transmitida por um telão. Em 2023, alegando contenção de gastos, o desfile não foi realizado, mas neste ano o município trabalha com expectativa de receber cerca de 50 mil pessoas. Para isso, arquibancadas e tendas cobertas estarão sendo montadas, com espaço também para idosos e cadeirantes.
Catve