No dia 20 de agosto foi realizada a terceira edição do evento “Sementeiros de Excelência”, iniciativa criada em parceria com a BASF para capacitar toda a cadeia produtiva de sementes da cooperativa, instruindo boas práticas nos campos de multiplicação ao operador de colheitadeira, ao cooperante e ao responsável técnico que presta assistência no campo. “O objetivo é orientar desde o plantio até a colheita, treinando e promovendo encontros nos entrepostos da Coamo para discutir ajustes necessários e boas práticas. Isso garante que a semente seja colhida no momento certo e com a melhor qualidade”, explica o gerente de Sementes da Coamo, Roberto Destro.
Destro acrescenta que a Coamo quer que a premiação se perpetue como um programa de longo prazo que não só reconhece e valoriza os melhores produtores de sementes da Coamo, mas também treina e prepara os cooperados e equipe técnica da cooperativa para aprimorar a qualidade das sementes Coamo.
Segundo o gerente de Vendas da Basf, Alisson André Mesquini, o programa é fundamental para a melhoria da produção de sementes. “A semente é a base de todo o plantio, independente do cultivo. Porém, é um insumo de muita sensibilidade. Todo o processo produtivo, desde o plantio do campo de semente, a condução e a colheita, interfere totalmente na qualidade final desse produto.”
Mesquini acrescenta que a Basf e a Coamo criaram esse programa com o intuito de conscientizar o agricultor sobre o seu papel fundamental no processo de produção de sementes. O resultado disso é uma semente de mais qualidade e vigor, garantindo aos cooperados a possibilidade de plantar com mais segurança.
Neste ano, sete cooperantes com os respectivos responsáveis técnicos foram reconhecidos pelo programa das regiões de Faxinal, Ivaiporã, Guarapuava, Coronel Vivida e Palmas. Uma das premiadas foi a cooperada Cinara Eliza Mattei, de Coronel Vivida (PR) que se sentiu honrada com o reconhecimento. “Recebi um convite da Coamo para participar e fui sem saber direito do que se tratava. Mas, durante a primeira etapa eu aprendi que produção de sementes vai muito além do que eu pensava. Foi um aprendizado muito grande. Sou produtora de sementes há uns oito anos e é a primeira vez que participo deste programa. É gratificante estar aqui.”
Outro cooperante premiado é Arildo Dutra Guerra, de Faxinal (PR). Ele participou das três edições dos Sementeiros de Excelência e diz que aprende cada vez mais. “Eu não imaginava que a produção de sementes da Coamo tinha um rigor tão grande. Me aprimorei muito ao longo desses anos e me sinto realizado com esse trabalho. A responsabilidade é grande e precisamos caprichar cada vez mais.”
O gerente de Sementes, Roberto Destro ainda ressalta o benefício financeiro para os cooperados que participam da produção de sementes. “Os cooperados recebem um prêmio pela produção de sementes, que pode variar de 10% a 30% acima do valor de mercado. Queremos mostrar que, ao seguir as melhores práticas, o cooperado pode agregar mais valor à sua produção no momento da colheita”, conclui.
Conforme Mesquini, o concurso também tem um papel motivacional. “A ideia é justamente motivar. Sabemos que todos os participantes têm o mesmo nível de comprometimento dos ganhadores. Às vezes, a diferença entre um e outro é pequena. Mas, no final do dia, todos saem ganhando, porque o aumento do potencial produtivo e da qualidade das sementes também reflete na rentabilidade dos cooperados. O programa leva o nome de “excelência” por uma razão clara: Nós reconhecemos e premiamos os melhores. O concurso é uma forma de coroar aqueles que se destacam na produção de sementes, mas, ao mesmo tempo, todos que participam saem fortalecidos pela troca de conhecimento e experiência”, conclui.
RESULTADOS – O evento também apresentou o resultado geral da produção de sementes da Coamo para o ciclo de verão 2023/2024, registrando uma germinação de 93%, vigor em 90% e teste de solo em 89%