Você alguma vez já acordou, lá pelas duas horas da madrugada, por causa do barulho de um balde que rolou no pátio de sua casa? O que você imaginou que fosse? Um ladrão que tropeçou no balde, enquanto procurava invadir a casa? Ou um gato que, ao perseguir um rato, esbarrou no balde? Você não teve medo?
Você já sentiu dores na altura do fígado, um certo inchaço no ventre depois das refeições, ou uma ardência no estômago? Preocupado com a sua saúde, você não procurou um posto de saúde, um médico? Se ele exigiu alguns exames, com que expectativa você foi buscar os resultados? Ao receber o envelope com os resultados, fechado, você por acaso não sentiu medo de estar com uma doença grave, talvez incurável?
Muitos pais acreditam que devem evitar falar de medos com seus filhos. Na verdade, se você busca uma aproximação, conhecer e criar um relacionamento íntimo com seu filho, para que na adolescência ele saiba que pode contar com você, é muito importante que você o incentive a se abrir e a compartilhar com você seus medos mais fortes. O medo faz parte do desenvolvimento infantil. Negar a existência do medo, fazer pouco ou não tocar no assunto contribui para que seu filho reprima os próprios sentimentos e não seja capaz de superá-los. Nesse livro, convido vocês, papai e mamãe, para se conectarem com o seu filho, procurando conhecê-lo e auxiliá-lo para que ele supere qualquer desafio.
Medo é um sentimento comum a todos nós; Medo nós sentimos diante do desconhecido, diante de perigos iminentes ou imaginários. Sentimos medo da vida e da morte, de Deus e também de Satanás.
A partir da queda do homem em pecado, o medo passou a fazer parte de nossas vidas. Na verdade, ele é uma lembrança constante de nossa situação de debilidade e fraqueza diante de situações que nos ameaçam. E, para que o medo, que é o assuntos das mensagens desta semana, não se torne algo obsessivo, que perturbe o nosso comportamento e a nossa vida, nós queremos transmitir a todos a mensagem do amor de Deus, que nos convida a depositarmos a nossa confiança nele, e para termos certeza de que, com ele ao nosso lado, os medos podem ser vencidos.
* Filósofo e teólogo – professor de filosofia, antropologia e história. Professor da Rede Estadual de Educação pardinhorama@gmail.com |