Hoje, 10 de agosto, a Polícia Militar do Paraná completa 170 anos de existência. A data está sendo comemorada por autoridades civis e militares em todo o estado com solenidades alusivas, durante o mês de agosto.
Em Assis Chateuabriand, uma solenidade militar realizada no pátio do 31º Batalhão da PM, na manhã de quarta-feira, (07). “É com imensa honra que celebramos os 170 da nossa valorosa Polícia Militar; esta data é um marco na história da nossa instituição e um momento marcante na vida de toda a sociedade paranaense”, disse o Comandante Claudio Ricardo dos Santos Oliveira Pinto.
Na oportunidade, o comandante Ricardo destacou que a Patrulha Maria da Penha está em fase de implementação no Batalhão, entre outras ações voltadas à segurança da mulher. Ele informou também que em breve a Polícia Militar estará utilizando um novo fardamento. “Com muito treinamento e responsabilidade buscamos a excelência na prestação dos serviços de segurança”, complementou.
Representando a sociedade civil, o vice-prefeito Cloves Angeleli fez um breve discurso. Ele ressaltou que a presença mais ativa da Polícia Militar em Assis Chateaubriand e região resultou em mais segurança pública, desde a criação do 31º Batalhão a cerca de dois anos. Ele também enalteceu a disposição dos policiais militares em colocar suas vidas em risco para salvar vidas.
PRESENÇAS – Além comandante Ricardo e o vice-prefeito Cloves, estiveram presentes: sub-comandante do 31º Batalhão, Marjor Marco Aurélio de Carvalho; comandante da 1ª Cia, Capitão Algert Julius Carrara Sitarz; comandante da 3ª Cia, Ivo Costa; comandante do 2ª Pelotão da 3º Cia, sub tenente Ronfini; comandante do Tiro de Guerra, sub tenente Odair de Almeida Goulart; assessor parlamentar, Claudenir Honório e presidente Conseg, Osmar Gimenes Musardo.
COMEMORAÇÃO – um desfile militar e exibição de viaturas antigas e modernas na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, O evento reuniu, na manhã desta quarta-feira (07), autoridades militares e civis em homenagem à história da corporação.
O público também assistiu a demonstrações realizadas pela Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Cirocam) e pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). A Cirocam demonstrou a habilidade e agilidade dos policiais em motocicletas, enquanto o BPMOA fez uma exibição aérea, mostrando a capacidade técnica das aeronaves empregadas nas ações de segurança pública.