“Celebrar a importância do papel paterno na vida familiar é algo que ocorre há mais de quatro mil anos. O jovem Elmesu, na antiga Babilônia, esculpiu em argila o que seria considerado o primeiro cartão de Dia dos Pais. Os desejos de vida longa e saúde para os pais perpetuaram-se por diversas civilizações, a princípio de maneira informal.”
Infelizmente sabemos que nem todos os pais têm sido bons exemplos para os seus filhos. Há pais que se entregam à bebida exageradamente e depois desrespeitam a esposa e os próprios filhos. Há pais que, por quererem levar vantagem em todas as coisas, enganam, logram, roubam, corrompem, ensinando aos seus filhos uma escala de valores completamente prejudicial a eles próprios e à sociedade em geral. Na essência, o que significa de fato ser pai?
Ser pai, ou tornar-se pai, é relativamente fácil. Contudo, ser pai não é só colocar filhos no mundo. Aliás, ser pai só para se ter o orgulho de ter colocado um filho no mundo é, na verdade, uma grande irresponsabilidade.
Ser pai, na verdade, é ser responsável. A Bíblia Sagrada nos mostra que ser pai é criar os filhos na disciplina e na admoestação do Senhor. E esta é, sem dúvida alguma, uma grande responsabilidade.
Providenciar alimentação, vestir, zelar pela saúde e educação dos filhos, é um dever que exige multo de qualquer pai. Infelizmente, muitos pais não são cuidadosos o bastante e se preocupam muito pouco com estes deveres que a paternidade responsável impõe.
É verdade, na situação em que muitos pais vivem, não e fácil dar aos filhos tudo o que eles, como pais, gostariam de lhes dar. Contudo, havendo boa vontade, amor e uma real preocupação, muito pode ser conseguido.
Ser exemplo para os filhos é uma tarefa de todos os pais. É pelo exemplo que nós também aprendemos. E como aprendemos! Ser pai é ter domínio próprio, é não se entregar à bebida, é não brigar com Deus e com todo o mundo, é ser honesto, é amar ao Senhor e lhe ser obediente e incutir em seu filho – com o seu bom exemplo – valores morais, que farão dele um cidadão honrado. E diga-me, não é verdade que são os valores morais, tão em baixa, que precisam ser resgatados em nossa Pátria, onde há tanta corrupção e tanta inversão de valores?
Pais nunca deveriam esquecer-se de pedir, continuamente, a ajuda de Deus para poderem cumprir bem a sua tarefa de criar e educar os seus filhos de acordo com os caminhos do Pai Celestial. Afinal de contas, é do poder de Deus que depende tudo o que o homem empreende. E o Senhor está atento para com as necessidades dos que o amam, dos que crêem em seu Filho Jesus, o Salvador de todos os homens, a ponto de prometer, aos que buscam em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, que o alimento e o vestuário ele lhos acrescentará.
* Filósofo e teólogo – professor de filosofia, antropologia e história. Professor da Rede Estadual de Educação pardinhorama@gmail.com |