Os jovens, filhos e netos de cooperados, participaram de mais módulo do Programa Conecta Suínos, realizado no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) em Cafelândia, sobre cuidados e prevenções de animais doentes. “O objetivo do Programa é que os jovens deem sequência nas atividades da família, com embasamento técnico e teórico proporcionado pela Copacol. No Conecta, motivamos a nova geração de produtores com conhecimento que irá gerar bons resultados, mantendo o padrão de qualidade e segurança da Cooperativa”, destaca o gerente das Integração de Suínos e Leite, Leonardo Dornelles Rocha, que organizou o treinamento.
No encontro, os jovens aprenderam como identificar os tipos de doenças e as formas de contaminação. Também conheceram quais são os tratamentos adequados, os medicamentos indicados e a forma de aplicação.
A coordenadora técnica da MSD Saúde Animal, Luana Bombana Mazzarollo, que ministrou a capacitação, descreve a importância do tema para o cooperado e a Cooperativa. “O que foi trabalhado hoje impacta diretamente nos resultados dos produtores, se tratando dos cuidados, da sanidade e do controle de mortalidade dos animais. Colocando em prática o conteúdo, irá contribuir no desempenho dos lotes, com a condição ideal para o abate e na diminuição do índice de condenação. E a Copacol proporcionar esse tipo de conhecimento demonstra todos os cuidados que tem com o cooperado e com os produtos”, afirma.
A cooperada de Cafelândia, Alana dos Santos, participou da capacitação e destaca a importância dos encontros do Conecta. “Os treinamentos nos auxiliam muito na propriedade, melhorando nossos resultados e prezando o bem-estar animal”. A família da jovem atua com diversificação na agricultura, avicultura e suinocultura, produzindo 600 suínos por lote. “Hoje apresentaram muitos exemplos que nos ajudam no dia a dia, na identificação e na forma de tratar os animais, todos exemplos aplicáveis. O Programa nos proporciona muito conhecimento, gosto de participar”.