Na manhã de quarta-feira, (08), o Teatro Municipal Deputado Federal Moacir Micheletto sediou o II Seminário Intermunicipal e II Municipal de Enfrentamento a Violência Contra Mulher. O evento integra as ações da campanha do Agosto Lilás e teve o objetivo de discutir a atuação da rede de proteção, os serviços existentes e os mecanismos para apoiar as mulheres na superação da violência.
Somente no ano passado, 105 casos de violência contra as mulheres foram atendidos pela Rede de Proteção, em Assis Chateaubriand. Em sua maioria envolvendo casos domésticos de violência física e/ou psicológica. Além da acolhida inicial, as famílias tiveram a oportunidade de participar do Programa Reconstruindo Vivências, que presta orientação aos autores de violência, através de grupo reflexivo.
Para melhorar a atuação da Rede de Proteção, duas palestras foram proferidas durante os seminários. A primeira foi com a especialista em dinâmica e processos de mudança e mestra em psicologia, Denise Kopp Zugmam. Com a experiência de quem foi consultora em acompanhamento familiar para o programa Família Paranaense, a renomada palestrante falou sobre: “Violência Doméstica: a importância de uma escuta quando a mulher rompe o silêncio e busca ajuda”.
A segunda palestra foi realizada pela professora Ângela Mendonça, que é especialista em direito educacional e especialista em planejamento e administração escolar, entre outras muitas qualificações. Ela foi assessora técnica das Promotorias da Criança e Adolescente e Educação do Ministério Público do Paraná por 12 anos. Em sua valiosa contribuição como seminário, abordou o tema: “Cidades Que Protegem – Por Uma Pedagogia Social de Prevenção, Presença e Proteção.
A abertura do evento contou com uma dramática apresentação cultural, com Companhia de Dança Que o Amor Salve o Mundo, de Goioerê.
PRESENÇAS: Entre as autoridades, destaque para oprefeito municipal, Valter Aparecido de Souza Correia, Valtinho; secretária de Assistência Social, Susana Borella; secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Deputada Federal Leandre Dal Point; Comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar de Assis Chateaubriand, Coronel Claudio Ricardo dos Santos Oliveira Pinto; investigadora da Polícia Civil, Themis Regina Kannemberg; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sandra Martins.