Os jovens cooperados que integram o Programa Conecta Peixes da Copacol tiveram mais uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos durante capacitação sobre biosseguridade e nutrição animal. A atividade foi realizada na empresa parceira Safeeds, em Cascavel, que fornece aditivos para nutrição animal à Cooperativa. “Este é o primeiro encontro do Conecta Peixes de 2024 e foi um módulo diferente dos anteriores. Além do curso sobre biosseguridade, tema extremamente importante na atividade, os produtores estão participando da capacitação fora das instalações da Copacol, com uma empresa parceira. Com o objetivo de conhecer as tecnologias que são utilizadas e recomendadas pela Cooperativa para aprimorar os resultados”, destaca a supervisora de Piscicultura, Juliana Losch.
Tanto para a piscicultura quanto a avicultura, os aditivos elaborados pela empresa parceira garantem segurança alimentar, aumento da performance e melhora na conversão alimentar. “É uma satisfação receber os técnicos e os cooperados da Copacol. É importante que eles compreendam todas as etapas do manejo correto dos aditivos para melhorar os resultados”, afirma o diretor-presidente da empresa, Ricardo Castilho, orgulhoso da parceria com a Copacol.
No treinamento, ministrado pelo médico veterinário Marco Rozas Serri, os cooperados conheceram mais sobre segurança sanitária, também aprenderam sobre doenças e formas de evitar e ainda a integração dos animais ao ambiente. “A biosseguridade é um conjunto de medidas aplicadas no processo de produção com o objetivo de evitar a criação e a disseminação de bactérias. A utilização de aditivos para manter a resistência genética é de suma importância. Também é necessário manter monitoramento dos paramentos biológicos, físicos e químicos da água e da ração animal para o aprimoramento dos resultados. Aplicações de medidas de segurança sanitária são essenciais para um produto de qualidade”, afirma Serri.
O jovem cooperado de Cascavel, Eduardo Coutinho Wild, participou do treinamento e destaca a importância dos assuntos abordados. “Conhecemos os manejos de outros países, levando em conta a produção, os resultados, as dificuldades e as doenças de cada região. O palestrante apresentou ainda técnicas de segurança que podemos aplicar em nossa propriedade. Aprendemos como melhorar nossos resultados utilizando suplementação na ração do animal. Tudo que aprendi aqui irei colocar em prática”.