
Um dos mais concorridos concursos que reconhece a exemplar atuação de profissionais da imprensa do Paraná, o Prêmio Ocepar de Jornalismo elencou a Copacol entre os melhores da 16ª edição do evento realizado em Curitiba. A Revista Copacol conquistou a segunda colocação do pódio com a reportagem “Futuro de Cooperação: Econômico, Social, Ambiental e Governança: O papel transformador do cooperativismo”, que retratou os impactos da primeira cooperativa do Oeste do Paraná na vida dos 9,1 mil cooperados e 16 mil colaboradores.
Nesta edição, foram 108 reportagens inscritas, 23 na categoria Mídia Cooperativa, onde a Copacol sagrou-se vice-campeã, com o material de autoria do jornalista Josimar Bagatoli, com coautoria dos jornalistas Francine Trento e Valdeci Xavier, diagramação de Mayara Gama, com supervisão da gerente de Comunicação, Ileize Wessler Dal Rovere. “A premiação é motivo de orgulho para toda a Cooperativa, pois além de enaltecer a qualidade dos materiais divulgados em nossos canais de comunicação – site, revista, rádio e redes sociais – , traz histórias de cooperados e colaboradores que diariamente se dedicam em suas funções com o propósito de gerar melhores resultados e alcançar qualidade de vida, seja no campo ou na cidade. É um prêmio que queremos partilhar com cada um que faz parte da Copacol”, afirma Ileize.

Entre as histórias de cooperação retratadas estava do cooperado Celso Domingos Casarolli, do Distrito de Nossa Senhora da Penha, que tem a propriedade como fonte de renda da família, seguindo de maneira criteriosa o respeito ao meio ambiente: exemplo para os filhos e para os netos. Além das práticas ambientais mantidas pela própria Cooperativa, com investimentos em reflorestamento, biogás e energia fotovoltaica, outro viés prioritário é o desenvolvimento humano, com incentivos para projetos culturais, educacionais e esportivos, como Apoio Cultural, CooperJovem, Escola no Campo, Proerd, Um olhar para o futuro e o Busão da Imaginação. A reportagem premiada enalteceu a história de Fabiano Petry, que atua na indústria de pallets, e da esposa Juliana, colaboradora no incubatório da Cooperativa: o casal recebeu incentivos para aquisição da casa-própria, por meio do Projeto Moradias Copacol, com 532 casas construídas em Nova Aurora e em Cafelândia.
O diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, participou da cerimônia de entrega dos troféus do Prêmio Ocepar de Jornalismo, durante o Fórum dos Presidentes das Cooperativas do Paraná. “Esse resultado demonstra o compromisso e a seriedade da Comunicação da Copacol em produzir materiais que tenham a nossa identidade cooperativista. Além disso, o reconhecimento do Prêmio Ocepar confirma que estamos no caminho certo, comunicando cooperados, colaboradores e a comunidade de maneira ética, disseminando nossa essência”, afirma Pitol.

PRÊMIO OCEPAR
Com 20 anos de história, o Prêmio Ocepar de Jornalismo valoriza a atuação jornalística do Estado e enaltece materiais que destacam os impactos do cooperativismo paranaense. Todas as edições somadas já tiveram mais de 1,4 mil trabalhos inscritos, com premiação feita com patrocínio da Unimed Paraná e do Sicredi. “Essa é a 16ª edição do prêmio, que já se tornou uma referência no jornalismo. Com essa iniciativa, queremos incentivar os profissionais de comunicação a falarem sobre o cooperativismo, pois, dessa forma, vão divulgar para a sociedade os diferenciais do nosso modelo de negócio. Queremos agradecer a todos que, espontaneamente, se dedicaram a realizar esse trabalho tão relevante. Se for mais divulgado, o cooperativismo se tornará muito mais forte do que já é atualmente”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.