Rafael Katarinhuk, presidente do Sicoob Médio Oeste, representou a cooperativa de crédito chateaubriandense no Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, promovido pela Ocepar, em Curitiba nos dias 29 e 30 de julho.
A abertura do evento foi realizada por Roberto Ricken, presidente da Ocepar e seguiu com um painel com a participação dos presidentes das Frentes Parlamentares do Cooperativismo (Frencoop), Arnaldo Jardim, e da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion. Eles abordaram os principais projetos de interesse do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional. Ainda no primeiro dia foi realizado o anúncio dos vencedores do 16º Prêmio Ocepar de Jornalismo, concurso que reconhece os melhores trabalhos divulgados na imprensa sobre o cooperativismo paranaense.
Na terça-feira, 30, o governador Ratinho Junior, acompanhado de secretários de Estado, lançou o novo ciclo do Plano Paraná Cooperativo (PRC), o planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense. O ciclo anterior, denominado PRC200, foi encerrado no final de 2023, superando a meta financeira de R$ 200 bilhões de faturamento obtido pelas 225 cooperativas registradas na entidade. A apresentação dos objetivos propostos para a nova fase do PRC foi feita no evento pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
PALESTRAS – ainda no dia 30, a programação do Fórum contemplou duas palestras: a primeira, com o tema “Eleições municipais e a construção do cenário político futuro”, com Christopher Garman, do Grupo Eurásia, que atende o Brasil e a América Latina, e “Cenário mundial: desafios e oportunidades para a economia brasileira”, com Marcos Troyjo, empresário, cientista social, diplomata, escritor e economista brasileiro, ex-presidente do NDB – New Development Bank, o chamado Banco do Brics.
O encerramento do fórum contou com a presença do governador Ratinho Junior, que foi acompanhado de secretários de Estado e deputados, entre eles, Marcel Micheletto.
Com informações e foto: Informe Paraná Cooperativo