Os alunos que estudam no 5º ano das escolas públicas e privadas de Cafelândia se formaram no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). No total, 282 alunos participaram do Programa, que é desenvolvido em uma parceria entre Polícia Militar, Poder Público Municipal e Copacol. “O Proerd é um programa muito especial. Proporciona educação e conscientização às crianças que a partir da formação poderão ter futuro melhor. Com a integração da Cooperativa ao projeto, criamos a responsabilidade diária de formar cidadãos melhores”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, que prestigiou a formatura.
Além de representantes da Cooperativa, estiverem presentes na formatura autoridades do município, Polícia Militar, pais, a comunidade e o mascote do programa, o leão Daren. O Proerd é um Programa de educação preventiva ao uso de substâncias químicas ilícitas e à violência, cujo objetivo é evitar que crianças e adolescentes se tornem usuários e agressores.
O aluno Samuel Ludovico da Escola Municipal Manoel da Nobrega, participou do programa e gostou de tudo que aprendeu ao longo das aulas. “Foi muito bom participar do Proerd. Os policiais são muito legais e nos ensinaram como ficar longe das drogas e da violência. Não vou esquecer dos amigos militares e de tudo que foi ensinado”, afirma.
COOPERAÇÃO – esta é a 14° turma que se formou no município de Cafelândia, e a Copacol está presente desde o início do programa. “Mais um momento especial de formatura do Proerd. A formatura coroa todo o trabalho de conscientização ao longo do ano. Para Copacol é uma honra fazer parte deste programa, nos orgulhamos de saber que contribuímos com o desenvolvimento das crianças com temas tão importantes”, destaca a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin.
A secretária de Educação do município de Cafelândia, Rozane Pitol, destaca a importância do Proerd para comunidade. “Com esse programa estamos modificando vidas. Ampliando a visão das crianças em relação ao policial, criando a imagem de um amigo protetor. Mostrar para os pequenos o que é errado, e como se manter no caminho correto para se tornar cidadãos de bem é objetivo de todos, e sem a Copacol nada disso seria possível”, destaca.
AGENDA – além de Cafelândia, já foram realizadas formaturas nas cidades de Jesuítas, Goioerê, Nova Aurora e Tupãssi. No dia 02 de agosto será realizada a formatura dos alunos das escolas públicas de Iracema do Oeste.