Para aqueles que tem como missão alimentar o mundo, o dia já inicia muito antes do sol nascer. De botina e chapéu encaram sol e chuva para produzir: do grão a proteína animal são produtos que se transformam em alimentos que sustentam milhares de famílias. Agricultores que são heróis da terra, cumprindo com maestria essa missão tão importante.
Por menores que sejam, as áreas de terra são utilizadas em diferentes atividades: agricultura, avicultura, suinocultura, piscicultura e bovinocultura de leite. Para manter a rentabilidade agrícola, os produtores aprenderam técnicas de manejos de animais, que são a base da alimentação mundial, e adotaram tecnologias que permitem produzir mais com menos, sempre preservando o meio ambiente.
O trabalho desenvolvido pela Copacol incentivou a diversificação nas propriedades rurais, garantindo que as famílias cooperadas permanecessem no campo com qualidade de vida. Esse é o caso do cooperado Laudenir Holtman, de Nova Aurora, que produz peixes e grãos. “Eu nasci e cresci na agricultura. E mesmo com todas as adversidades continuamos produzindo para alimentar o Brasil e o mundo. Por isso, tenho muito orgulho de ser agricultor”.
São homens e mulheres que diariamente dedicam suas vidas para o trabalho de alimentar o mundo. E para comemorar essa determinação uma data especial é dedicada para eles: 28 de julho, Dia do Agricultor. “Parabenizamos todos os nossos agricultores pelo esforço em manter esse trabalho que é muito importante para todos. Só com a dedicação das nossas famílias que trabalham no campo conseguimos alimentar o mundo. Esperamos que essa profissão tenha o merecido reconhecimento e nossos produtores sigam firmes nessa missão”, diz o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
Homenagem especial
Para homenagear os trabalhadores do campo a Copacol preparou um café da manhã especial em todas as Unidades de Grãos e Insumos do Oeste e Sudoeste do Paraná nesta sexta-feira, 26. “Anualmente realizamos esse momento de homenagem e confraternização aos nossos cooperados como forma de reconhecer toda a dedicação e trabalho de excelência que fazem diariamente em suas propriedades. Todo esse empenho gera uma verdadeira transformação na região: com a produção rural geramos emprego e renda no campo e na cidade, movimentando a economia”, comenta Pitol.
O cooperado Carlos Skura, de Cafelândia, fez questão de participar do café da manhã na Unidade. “Tenho um orgulho muito grande da profissão que escolhi seguir, ser agricultor. Trabalhamos com grãos, peixe e frango na propriedade. E esse momento especial feito pela Cooperativa mostra o quanto ela nos valoriza, como cooperados e como agricultores. Sou sócio há 59 anos e sempre participo”.
As Unidades da região Sudoeste também tiveram o momento especial. O cooperado de Salto do Lontra, Pedro Costanaro, comenta que desde que a Copacol chegou à região agregou em muito nas atividades. “Uma iniciativa como essa desenvolvida pela Cooperativa é muito interessante. Temos um momento especial para tomar um café, conversar com a equipe técnica e fechar bons negócios. É muito bom e um orgulho saber que a Copacol tem o interesse e a preocupação em comemorar essa data conosco, agricultores”, afirma.
Copacol
A Copacol faturou R$ 9,8 bilhões no ano passado, cooperando sempre com o desenvolvimento social e econômico brasileiro. São 8,9 mil cooperados que compartilham dos bons resultados gerados pelas atividades relacionadas a Agricultura, Avicultura, Suinocultura, Bovinocultura de Leite e Piscicultura. Além de proporcionar avanços no campo, a Cooperativa se destaca pela geração de emprego e renda: são 16 mil colaboradores em todas as estruturas. A Cooperativa conta com 35 Unidades de Grãos, Insumos e Sementes no Oeste e Sudoeste do Paraná. Além disso, são duas Unidades Industriais de Peixes, duas Unidades Industriais de Aves, duas UPAs (Unidades Produtoras de Alevinos), o Centro de Distribuição, o CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), o CTA (Centro de Treinamento Avícola), Supermercados e Lojas Agro.