O autoconhecimento é essencial para o desenvolvimento e evolução. E a Copacol se preocupa em proporcionar para toda a família cooperada oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Por isso, as integrantes do Grupo Feminino de Central Santa Cruz participaram do Programa Mulher Atual, desenvolvido pelo Senar-PR. “Prezamos para que as mulheres tenham uma participação ativa na Copacol e nas nossas atividades. Assim, incentivamos e desenvolvemos cursos, treinamentos e vivenciais para que elas se capacitem e ocupem seus lugares na família, comunidade e Cooperativa”, afirma a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin.
O curso feito pelas mulheres teve oito encontros. O objetivo foi fortalecer a importância da mulher e o papel na sociedade, promovendo informação, autoconhecimento, recuperação da autoestima e a conquista da autonomia. “Esse Programa é um despertar para elas e traz conteúdos relacionados a empreendedorismo, relacionamentos, autoestima, entre outros. É muito importante que elas se reconheçam e entendam o valor que tem, para colher resultados melhores e mais assertivos no ambiente familiar e profissional. Tudo o que elas aprenderam contribui para o que a Cooperativa busca: a profissionalização e autodesenvolvimento de todos os cooperados e famílias”, destaca a instrutora do Senar-PR, Luciane Pimentel.
A capacitação reuniu conteúdos de vários âmbitos da vida da mulher, desenvolvendo aptidões e habilidades, estimulando o crescimento pessoal e profissional e despertando o espírito de liderança feminina. Além de oferecer a oportunidade de transformação, o Programa incentiva as mulheres a serem mais atuantes e a participarem ativamente das atividades econômicas e agropecuárias.
Para a coordenadora do Grupo Feminino, Vania da Costa Primo Jahns, o treinamento veio para somar na vida de todas as participantes. “Muitas vezes achamos de não somos capazes de fazer as coisas e esse curso veio como uma descoberta para todas nós, de que podemos mais. Só temos a agradecer a Copacol por dar a oportunidade de realizarmos um treinamento como esse e nos desenvolvermos. Se não fosse pela Cooperativa, não teríamos essa possibilidade para crescer e melhorarmos”.