Foi lançado no último dia 03 de julho pelo Governo Federal, o Plano Safra 24/25, para financiamento da agricultura e da pecuária. Os recursos vão apoiar a produção agropecuária nacional de pequenos, médios e grandes produtores rurais até 30 junho de 2025.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Coamo, o Plano Safra 2024/2025 é um bom plano, sem mudanças nas condições de financiamento e taxa de juros. Apesar do aumento dos valores, o montante é abaixo do esperado pela categoria, mas, segundo Gallassini, os produtores terão o recurso necessário para os investimentos e custeio agrícola.
Poderá haver redução na taxa de juros de custeio para os produtores rurais enquadrados nas categorias Pronamp e demais produtores que possuírem o CAR analisado, que será de 0,5 ponto percentual. A partir do dia 02 de janeiro de 2025, terão direito à redução de mais 0,5 ponto percentual na taxa de juros de custeio os produtores que adotarem práticas de produção agropecuária consideradas mais sustentáveis, como: produção orgânica ou agroecológica, bioinsumos, tratamento de dejetos na suinocultura, pó de rocha e calcário, energia renovável na avicultura, rebanho bovino rastreado e certificação de sustentabilidade.
Neste ano safra, a Credicoamo está disponibilizando ao quadro de associados para custeio e investimentos, um total de R$ 3,5 bilhões, no atendimento as linhas de controlados, equalizados e recursos livres.
O diretor de Negócios da Credicoamo, Dilmar Peri Credicoamo, afirma que a cooperativa de crédito atenderá os associados com condições especiais de seguro agrícola. “Como sempre ocorre, as condições são exclusivas para os cooperados Coamo e Credicoamo, e a continuidade da cobertura por talhões, e utilizando como base a produção própria do associado para cobertura do risco. O Proagro também teve mudanças significativas com relação às taxas de adesão, mas de modo geral, será disponibilizado também a todos os associados.”
No volume de R$ 3,5 bilhões que a Credicoamo disponibiliza, estão todas as linhas de investimento, tendo como um das principais linhas o MODERFROTA que financia até 85% do valor do bem com taxas de 11,50% ao ano, com o prazo de até 7 anos.
O diretor afirma que a Credicoamo também terá recurso para a modalidade de Moderfrota/Pronamp, nessa modalidade os associados enquadrados terão condições especiais, financiamentos de até 100% do valor do bem e taxa de 10,50% ao ano, com prazo de até sete anos.”
Todas as linhas de investimento para Pronaf, Pronamp e demais produtores, por meio de recurso do BNDES ou da Credicoamo equalizados e livres, já estão disponíveis nas agências da cooperativa de crédito.
No programa Informativo Coamo, que foi ao ar quinta-feira (11), Dr. Aroldo avaliou o plano agrícola e anunciou o montante disponibilizado pela Credicoamo.