Buscando manter o alto nível de qualidade e segurança dos alimentos ofertados para todo o Brasil, a Copacol passou por mais uma auditoria de recertificação de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). “Essa auditoria na área de industrializados é importante para garantir a segurança dos produtos produzidos nesta área e comercializados pela Copacol”, explica a supervisora de Gestão da Qualidade, Meires Bertasso.
Nesta auditoria foram avaliados os processos de produção, procedimentos internos, atendimentos aos requisitos do “Codex Alimentarius”, competência dos colaboradores, condições de equipamentos e estruturas, no setor de industrializados e áreas de apoio da Unidade Industrial de Aves de Cafelândia. A Cooperativa já possui esta certificação e a cada três anos é realizada a auditoria de recertificação. Além disso, a cada ano, são realizadas auditorias de manutenção. “O resultado da Copacol é extremamente satisfatório. Avaliei os processos por completo, com entrevistas, verificações das instalações e de documentos. Posso afirmar que a Cooperativa está atuando em conformidade com as exigências dos códigos de segurança dos alimentos”, diz o auditor da SGS Certificadora, Bernd Weyersbach.
A avicultura representa 48,84% do faturamento da Copacol e, por dia, são mais de 720 mil aves processadas, além da geração de empregos, renda e desenvolvimento para toda a região. “A Cooperativa está constantemente buscando melhorias. Já possuímos um sistema de gestão da qualidade maduro, implementado há mais de 20 anos, e evoluindo continuamente, graças ao engajamento de todos os envolvidos das diversas áreas da Copacol. Ficamos muito felizes de atender as atualizações constantes das normas implementadas e manter as certificações, o que demonstra a preocupação da Copacol com a qualidade e segurança dos alimentos por ela produzidos”, afirma Meires.