Neste dia 04 de julho, Iracema do Oeste comemora 34 anos de emancipação político-administrativa. A história teve início na década de 50 com a colonização através de um planejamento da colonizadora SINOP (Sociedade Imobiliária do Norte do Paraná) e a Colonizadora Peruíbe.
A definição do nome Iracema para a Vila, deu-se em 1964 quando o Senhor Paulo Tricário, Colonizador do primeiro loteamento da Vila, indicou o nome em homenagem à sua filha.
Na década de 60, muitas outras famílias foram chegando em Iracema, povoando a localidade e aumentando o comércio da Vila.
Iracema pertencia ao Município de Cascavel, em 1961 Formosa do Oeste emancipou-se e Iracema ficou como distrito do novo Município.
Graças ao esforço da sua população, Iracema evoluiu e almejou ter autonomia, iniciando-se os trabalhos em prol da emancipação política e administrativa de Iracema. Pela Lei 9.310 de 4 de julho de 1990, foi criado o Município de Iracema do Oeste. A instalação oficial ocorreu no dia primeiro de janeiro de 1993, sendo empossado como primeiro prefeito o senhor Dirceu Celestino Machado.
Iracema do Oeste é orgulho de todos, é trabalho de todos. Terra de gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, valoriza o passado, consolida o presente e garante o futuro com trabalho sério voltado para o desenvolvimento e para isso não mede esforços na busca de crescimento e melhores dias para todos.
Parabéns a todos que fizeram e fazem parte dessa história.