O I Workshop de Resgate, Contenção e Manejo da Fauna Silvestre, realizado em Capanema em 03 de julho, reuniu especialistas e autoridades, que discutiram a identificação de espécies de animais peçonhentos, como serpentes e aracnídeos. Além disso, o workshop contou com uma parte prática dedicada ao manejo de serpentes venenosas e à captura de morcegos transmissores da raiva, abordando estratégias e práticas essenciais para o controle e conservação da fauna.
O agente de saneamento Henrique Kray do Departamento de Meio Ambiente esteve presente, buscando aprimorar os conhecimentos para o manejo da fauna silvestre no município, reforçando as práticas de identificação, resgate, manipulação, contenção e boas práticas para o manejo dos animais. Essa capacitação é fundamental para a continuidade do resgate de animais silvestres debilitados e encaminhamento ao IAT e UFPR, que atualmente é realizado pelo setor.
O I Workshop de Resgate, Contenção e Manejo da Fauna Silvestre foi realizado pelo Hospital Veterinário, Universidade Federal do Fronteira Sul, Parque Nacional do Iguaçu, ICMBio, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Governo Federal e destacou a importância da conservação da biodiversidade e orientou sobre procedimentos a serem adotados ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas.