Aquela velha pretensão de tentar mudar as outras pessoas não é uma alternativa viável. Em algumas circunstâncias, quando convivemos com pessoas tóxicas, podemos simplesmente nos afastar, mas nem sempre isto é possível. No ambiente de trabalho, muitas vezes, nem contamos com essa opção.
Ainda que não aprovamos as atitudes das outras pessoas, devemos buscar a melhor maneira de conviver com elas, mesmo sendo tóxicas.
As pessoas tóxicas estão na contramão das relações saudáveis. O comportamento pode ser considerado tóxico quando alimentado por desagrados, egoísmo e vitimismo. Pessoas tóxicas tentam propagar sua negatividade, contagiando as outras ao seu redor e os ambientes que frequentam.
De forma inconsciente, na maioria das vezes, algumas pessoas são felizes em gerar impacto negativo nos outros. Outras se sentem satisfeitas quando são capazes de desequilibrar as demais, instaurando o caos. De forma geral, as pessoas tóxicas geram a desordem de forma gratuita com um conjunto que envolve conflitos e estresse.
A maior explicação para a origem desse comportamento é que essas pessoas vivenciam seus próprios conflitos internos, ignorando a necessidade de dar atenção a este aspecto e permanecem justificando que os outros são errados. A dificuldade em enxergar suas limitações adia a busca da verdadeira superação da negatividade.
Você já deve ter convivido com alguém que apresente comportamento semelhante.
Para que você consiga identificar pessoas tóxicas, observe alguns sinais. Costumam fazer comparações entre você e outras pessoas, o relacionamento com elas é muito complexo e com forte tendência a persuadir o outro.
Tendem a desafiar as relações, ou seja, sempre estão dispostas a gerar conflitos, a estabelecer o caos e desestruturar a vida alheia.
O nível de estresse delas é elevado e a negatividade as acompanha sempre, refletidas por ciúmes, raiva, impaciência e inveja.
A grande sacada para a convivência com pessoas tóxicas é desenvolver a habilidade de controlar as próprias emoções e de manter a calma em situações de estresse. Dessa forma, o maior resultado será o de neutralizar os efeitos dos ataques constantes.
Neutralize o conteúdo da fala dessas pessoas sobre você, ou seja, não dê relevância ao que lhe está sendo dito, uma vez que chegará até você com uma carga negativa.
Quando a possibilidade de evitar a convivência com uma pessoa tóxica é nula, tente ignorar quando busca sua atenção, porque isso irá acontecer. Sabe que irá te provocar. Não permita ser atingido. Seja paciente e assertivo. Quanto maior o seu controle, melhor será sua habilidade de manter limites.
Silvana Pedro Pinto é psicóloga clínica e educacional. Atende adultos e crianças na Clínica Bambini. |