Nossa vida, muitas vezes, assemelha-se a uma construção, mas o mais importante nem sempre é o rendimento do trabalho e sim o seu significado.
Certo dia, quando eu andava pela cidade, me deparei com três homens trabalhando numa construção. Os três carregavam pedras. Introduzindo uma conversa, perguntei ao primeiro: O que você está fazendo? “Ora esta”, me respondeu; “estou aí me rebentando, carregando estas pedras.” Perguntei o mesmo ao segundo e ele me respondeu: “Eu estou trabalhando de servente de pedreiro.” Então perguntei ao terceiro e este me disse: “Eu estou construindo uma linda calçada para a igreja.”
Os três faziam a mesma coisa, mas cada um teve uma resposta diferente para a mesma pergunta. Cada um tinha uma visão, um objetivo diferente no seu trabalho.
O exemplo acima aponta para a nossa realidade social. Vivemos entre tantas dificuldades, algumas delas causadas pela nossa maneira de trabalho sem clareza, sem objetivos definidos. Muitas pessoas em nossa sociedade atuam como o primeiro exemplo. Se matam trabalhando, mas não constroem uma boa sociedade, pois nem sabem claramente o que fazem. O segundo exemplo representa aqueles que, também em nossa sociedade, são serventes. Eles servem ao sistema injusto que aí está. Não percebem e nem fazem nada a não ser servir a esta política fraudulenta e opressora de nossos dias. Finalmente, penso que também existem, graças a Deus, alguns representantes do terceiro exemplo. São aqueles que fazem do seu trabalho uma luta clara e definida, contra as injustiças, contra a maldade, empenhandose pela construção de um mundo mais justo e mais humano.
Nossa vida assemelha-se a uma construção. A que tipo de trabalhador nós nos assemelhamos?
É importante lembrar sempre para ser vitorioso em seu trabalho: 1) Faça de seu trabalho um grande aliado. Ame o que faz e saiba que todo trabalho honesto dignifica oser humano, pois é uma forma de continuar a grande obra do universo. 2) Trabalhe, trabalhe, trabalhe mais e o sucesso virá ao seu encontro. 3) Quem sempre reclama da falta de sorte, analise o que realmente está faltando não é mais trabalho como estava certo Confúcio quando disse: A preguiça anda tão devagar que a miséria logo alcança”.
Ninguém consegue subir na vida a não ser com muito trabalho. Conheço gente que morreu cedo porque fumou demais, outros porque beberam demais outros porque comeram demais, mas porque trabalhou demais não conheci ninguém que tenha morrido cedo.
Espeear pela sorte é ir contra as leis da natureza. A própria Bíblia, o Livro Sagrado. diz: “Ganharás o pão com o suor do teu rosto”.
* Filósofo e teólogo – professor de filosofia, antropologia e história. Professor da Rede Estadual de Educação pardinhorama@gmail.com |