Os integrantes do Grupo de Jovens da Copacol participaram de um curso de oratória para incentivá-los e capacitá-los a se comunicarem de maneira mais assertiva. Quem ministrou o treinamento foi João Carlos de Oliveira, instrutor do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).
O instrutor comenta a importância da comunicação na vida pessoal e profissional dos jovens. “É mais que um curso de oratória, é um curso de comunicação assertiva. Para esses jovens que estão no processo de desenvolvimento é o melhor momento para esse tipo de atividade. Entender a forma certa de se comunicar faz de você um grande profissional e uma grande pessoa. Hoje, mais do que nunca, precisamos retomar essa força de se comunicar e dialogar”.
O curso durou dois dias e mostrou aos jovens diferentes técnicas de comunicação. Além disso, puderam aprender na prática tudo o que foi abordado por João Carlos.
Para Maria Clara Bertolla, de Formosa do Oeste, o curso é muito dinâmico, o que contribui para a aprendizagem. “É uma oportunidade muito grande que a Cooperativa dá para os filhos e netos dos cooperados. Uma possibilidade para quem tem vergonha de falar em público. Eu mesma tenho muita vergonha, mas já senti muita diferença com o que o João mostrou para nós”.
Outro jovem que também participou do treinamento foi Gabriel Sonsin Sirico, de Formosa do Oeste. Ele comenta a importância do curso ao projetar uma carreira profissional e o mercado de trabalho. “É um treinamento muito bom, principalmente hoje em dia, onde a comunicação é tão importante. É uma forma de conseguirmos nos comunicar, ter uma experiência, um futuro e um trabalho melhores. As empresas precisam de pessoas comunicativas e isso nos ajuda a nos desenvolvermos”.