As integrantes dos Grupos Femininos da Copacol realizaram uma visita técnica na Unidade Frigorífica da Frimesa, em Assis Chateaubriand. No local, elas conheceram como foi o processo da construção da estrutura, quais produtos são feitos na Unidade e quais as tecnologias adotadas nos processos.
Elas foram recepcionadas pelo gerente da unidade, Valdecir Mauerwerk. “Foi uma oportunidade muito boa que tivemos para conversar com essas mulheres, que são cooperadas e esposas de cooperados da Copacol. É muito importante todos os produtores conhecerem também essa fase, que é a seguinte a produção, e entender o que é feito com o suíno que eles entregam à Cooperativa. Para nós é uma satisfação recebe-las aqui, mostrar os nossos processos e tirar dúvidas”.
Eliane Aparecida de Souza, de Jesuítas, tem uma produção de 600 animais por lote. O trabalho é realizado ao lado do marido, o cooperado Laudevino. Para ela, conhecer a Unidade foi muito esclarecedor. “É uma excelente experiência oferecida para nós pela Copacol. Na propriedade, muitas vezes, não temos uma real noção de como são feitos os processos e eu tinha uma curiosidade muito grande em conhecer. Gostei demais de ver tudo e saber que o que estamos produzindo é transformado em alimentos deliciosos, variados e de qualidade”.
De acordo com a assessora de Cooperativismo da Copacol, Elizete Lunelli Dal Molin, a visita técnica até a Unidade em Assis Chateaubriand faz parte do programa de desenvolvimento da Cooperativa realizado com as mulheres. “Sempre buscamos leva-las a diferentes locais e estruturas para conhecerem os processos produtivos da Copacol e que dão competitividade naquilo que elas produzem na propriedade. Como fazemos parte da Central Frimesa é importante também que elas conheçam essas estruturas. Esse conhecimento nos enche ainda mais de orgulho por saber que temos duas marcas do Cooperativismo do Paraná que produz alimentos com qualidade e competitividade”.