A 2ª Conferência Municipal da Cidade de Assis Chateaubriand, realizada no dia 25 de junho, teve como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Este importante evento proporcionou um espaço para o poder público e a sociedade civil organizada discutirem o futuro da cidade, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.
Durante a conferência, foram realizadas apresentações culturais, incluindo arte circense com as crianças da UDC do Jardim Progresso e dança cigana com os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CCI- Centro de Convivência do Idoso.
O Prefeito Valter Aparecido Souza Correia enfatizou a importância do evento, destacando que as ideias discutidas terão impacto direto na vida das futuras gerações do município.
O Promotor de Justiça Sérgio Segurado Braz Filho ressaltou a importância da conferência como um ambiente de evolução social e civilidade, onde os participantes puderam representar a sociedade civil e contribuir para um planejamento eficaz para o futuro da cidade.
A Secretária designada para a pasta de Habitação e Assuntos Comunitários, Susana Borella, enfatizou a importância das ações discutidas durante o evento e que as discussões e propostas apresentadas durante o evento certamente terão um impacto significativo no planejamento e na implementação de políticas públicas voltadas para a qualidade de vida dos cidadãos
A Assistente Social da Secretaria de Habitação e Assuntos Comunitários, Carla Andresa Ferreira, apresentou um diagnóstico das necessidades habitacionais do município, enquanto Jordaci Vieira de Matos, representante dos movimentos populares e membro do Conselho Nacional das Cidades, conduziu a palestra magna sobre o assunto.
O evento também contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Habitação, Sidnei da Silva, da secretária de Educação Fátima Sobral e de diversos segmentos do município.
O Conselho Estadual das Cidades disponibiliza dez vagas para Assis Chateaubriand na conferência estadual, a ser realizada de 11 a 13 de junho de 2025. Os representantes eleitos do poder público e da sociedade, terão a oportunidade de participar desse importante evento. Oportunamente também foi realizada a eleição do Conselho Municipal de Habitação, onde foi referendado a indicação do poder público e eleito os representantes da sociedade civil.