O III Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (FOVID) aconteceu nos dias 19/06/2024 e 20/06/2024 para o público externo, no Auditório do Pleno do Tribunal de Justiça, em Curitiba. A Coordenadora do CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Karolinne Castro e a Assistente Social Juliana Scalcon representaram o equipamento neste grande evento.
O Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FOVID/PR) foi criado com o objetivo de propiciar, aos profissionais que atuam no atendimento a esses casos, espaço permanente de reflexão e debate sobre questões de interesse e relevância para o exercício de suas atividades, possibilitando o intercâmbio de informações, a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a construção de conhecimentos nas áreas relacionadas a essa esfera de atuação, contribuindo, assim, para a qualificação dos atendimentos.
A participação da equipe foi de suma importância para o trabalho desenvolvidos no CREAS, uma vez que o equipamento atende diretamente casos de violência doméstica e familiar contra mulheres no município.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), onde são ofertados serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos que estão em situação de risco pessoal e social ou tiveram seus direitos violados, sendo atendidos pelo equipamento, com orientação, apoio e acompanhamento, contribuindo para romper com padrões violadores de direitos.
A Secretária de Assistência Social e da Mulher Susana Borella destaca a importância de se discutir e enfrentar esse grave problema social. “É fundamental que o poder público e sociedade no geral se envolva nessa luta e denuncie qualquer tipo de violência contra as mulheres. A Secretaria de Assistência Social e da Mulher e a gestão municipal estão à disposição para atender e orientar mulheres vítimas de violência. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, ressaltou Susana.
Denúncias de violência contra a mulher podem ser registradas de forma anônima no Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher, disque 190 – Polícia Militar, Secretaria de Assistência Social e da Mulher (44) 3582-8487, e no CREAS situado na Avenida dos Pioneiros, 788 – Centro, telefones 44-3528-8488 ou 44 9 9153-6965.