Ter fé, ser perseverante, manter propósitos firmes, ser otimista, e começar tudo de novo, é o que a vida deseja para todos nós, pois sempre é tempo de recomeçar.
A vida tem pouco espaço para os pessimistas e os que antecipam a derrota em suas mentes, param no tempo e se entregam por vencidos. Ver com possiblidade é ver de forma concreta, é ser mais que vencedor, é poder recomeçar tudo de novo. Assim são os nossos irmãos no Rio Grande do Sul. Muitas perdas materiais! Bens que se foram! Pessoas que pereceram, deixando familiares. Choros e lágrimas que estarão presentes em suas vidas por um longo tempo, onde a lembrança de perda dos entes queridos, da desolação, ruínas e a devastação, estarão em seus corações para sempre.
Ver com possibilidade é começar tudo de novo. A reconstrução começa pela vida, e uma vida de fé de e esperança. Assim são os milhares de rio-grandenses. Mesmos abalados com os acontecimentos que ainda trazem medo e fortes angústias, ainda assim, da mesma forma que naqueles momentos e dias mais difíceis estiveram unidos, onde se ajudaram entre si, assim continuam unidos, vendo o quanto ainda podem fazer para recuperar as perdas materiais, e o quanto são fortes, mesmos sentindo a ausência de seus entes queridos. Quando pensavam que era o fim, ou que não tinham mais solução, ante as perdas, foi então que perceberam, que com a esperança e fé, fortalecidos por esta força sobrenatural, que vem do Deus todo poderoso, recobram ânimo, e juntos, mais uma vez, estão dispostos a sair como vencedores.
Permitiu Deus todo esse acontecimento? É o homem culpado? São as mudanças climáticas, como dizem os cientistas? O fato é que ninguém tem uma resposta concreta, mas com disse o apóstolo São Paulo em uma de suas frases bíblicas: ‘Mas em todas estas coisas, somos mais que vencedores’. Os desafios continuam. Traumas ficarão para sempre. (Entretanto, o exercício da fé em Deus nos dá força para seguirmos em frente, ainda que tudo aconteça outra vez, pois Ele é soberano para restituir as perdas, e consolar aqueles que perderam seus entes queridos) … Palavras de um gaúcho.
Ser mais que vencedor é ter a coragem para ir além sem vacilar. É ver com possibilidade e convicção. É ter a certeza de que Deus, por meio da fé, pode mudar a história. Ser mais que vencedor é ter convicções pessoais, é ser você mesmo, é você estar ciente do que Deus vai continuar fazendo. Portanto, prossiga, é mais um momento na sua história, mas não obstante a isso, a vida segue, viva como um vencedor.
Roberto Cosme dos Santos é Sociólogo e Teólogo com especialização em Psicologia Pastoral, e membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná. contatorobertosantos@outlook.com |