O município de Assis Chateaubriand tem implementado avanços significativos na área da tele saúde, visando melhorar o acesso e a eficiência no diagnóstico médico. Dentre as iniciativas adotadas, destacam-se a tele espirometria, a teledermatologia e, futuramente, o telediagnóstico em eletrocardiologia.
A tele-espirometria foi introduzida na Unidade Maria Efigênia Ferracini Campos, como um exame simples que avalia a capacidade pulmonar dos pacientes. Os resultados desse exame são obtidos em apenas sete dias, permitindo uma avaliação rápida e eficaz. A tele espirometria tem sido utilizada para auxiliar no diagnóstico de condições como asma e bronquite, contribuindo para um atendimento mais preciso e ágil aos pacientes.
Além disso, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (CISCOPAR), o município de Assis Chateaubriand também iniciou a teledermatologia. Equipado com dermatoscópios, esse serviço permite a avaliação remota de lesões de pele, com análise e laudo realizados em colaboração com a Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados são entregues em até 72 horas, facilitando orientações de tratamento ou encaminhamentos necessários para dermatologistas e oncologistas.
Para o futuro, está previsto o início do telediagnóstico em eletrocardiologia, com previsão para meados de agosto. Esse serviço permitirá a realização de eletrocardiogramas nas unidades básicas de saúde, com laudos fornecidos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Os resultados serão disponibilizados em até 10 minutos para casos de urgência e em até 2 horas para casos eletivos, contribuindo para um atendimento ágil e eficiente.
O prefeito Valter Aparecido Souza Correia – “Valtinho”, que também é presidente do CISCOPAR, ressalta que essas iniciativas refletem o compromisso do município de Assis Chateaubriand em reduzir filas de espera, proporcionar atendimento mais ágil e de qualidade aos pacientes, através de parcerias estratégicas com universidades e adoção de tecnologias inovadoras na área da saúde.
O secretário de Saúde, Fabio Fantin Camilo, destaca que os três exames – tele espirometria, teledermatologia e telediagnóstico em eletrocardiologia – são feitos na Unidade Maria Efigênia Ferracini Campos, sempre mediante pedido médico. Após a consulta médica, os pacientes podem agendar os exames diretamente no setor de agendamento da unidade, garantindo assim um fluxo adequado e organizado para a realização dos procedimentos e sem custos para o município.