O coordenador estadual dos Conselhos de Segurança do Paraná, Coronel Chehade Elias Geha, esteve em Assis Chateaubriand para falar sobre as atividades dos conselhos. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal, na noite de quinta-feira, (13), e reuniu todas as forças de segurança que atuam no município.
Geha defende que o Conseg seja um elo fundamental de ligação e aproximação da sociedade junto às forças policiais. Em sua palestra, ele cita vários exemplos práticos de como o Conseg pode atuar. Entre eles, a promoção de ações educativas junto à comunidade escolar; o envolvimento de lideranças comunitárias na identificação de demandas como: iluminação, calçamento e sinalização de trânsito, entre outras situações, que envolvem a segurança pública de forma mais abrangente. “Queremos que a população conheça os policiais pelos seus nomes, para que se tenha um vínculo de amizade, pois com a amizade vem junto a admiração e o respeito; tudo isso reflete positivamente nos resultados da segurança pública”, disse Geha. Para ele, a segurança pública deve ser praticada de forma horizontal, considerando as atuações dos poderes Executivo e Legislativo, em todas as suas esferas; do Poder Judiciário, incluindo o Ministério Público; e ainda com a participação sociedade e da imprensa. Finalizando, o coordenador ressaltou a importância de se atentar para o artigo 144 da Constituição Federal, que estabelece que a segurança pública é um dever do estado, um direito do cidadão e de responsabilidade de todos. Além da palestra, o coordenador fez questão de, pessoalmente, entregar a carta de constituição da nova diretoria, como forma de prestigiar e motivar os integrantes.
“É através dos conselhos que as instituições se alinham nos aspectos técnicos, sociais e políticos da segurança pública”, disse o tenente Coronel Ricardo, comandante do 31º Batalhão do Polícia Militar. Na oportunidade, o comandante comentou sobre a contagem regressiva para a comemoração do segundo ano de criação do 31º Batalhão da PM, prevista para o dia 11 de julho.
O delegado do Policial Civil, Dr. Túlio Almeida, destacou que o alinhamento das forças de segurança é importante para traçar as melhores estratégias para combater os crimes. Sobre o monitoramento por câmeras de segurança, que está prestes a entrar em funcionamento no município, o delegado disse que a expectativa é de elucidação de mais crimes. “As câmeras auxiliaram na identificação de autoria e na dinâmica dos fatos, e isso dará celeridade aos inquéritos”, disse.
O subtenente Odair Cilmar de Almeida Goulart, chefe de instrução do Tiro de Guerra de Assis Chateaubriand, ao usar da palavra, mais uma vez se colocou à disposição da comunidade. Ele, que tem formação em gestão de segurança pública e acumula também experiência na atividade policial, com certeza traz a qualificação necessária para poder de fato contribuir com os objetivos do Conseg.
“Somos membros voluntários e estamos à disposição no que for preciso para promover a união entre as forças de segurança e a comunidade, disse o presidente do Conseg de Assis Chateaubriand”, Osmar Gimenes Musardo. Finalizando, ele agradeceu a presença de todas as autoridades.
PRESENÇAS – o vereador José Carlos Alves da Rocha, popular “Caxi”, representou a presidente da Câmara, Franciane Soni Martins Micheletto, bem como todo Poder Legislavito; assessor do Seconseg, soldado Barbosa; o ex-prefeito de Assis Chateaubriand, João Aparecido Pegoraro; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônio Orlandine.