Na quarta-feira, (05), a equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Assis Chateaubriand), tendo presente a psicóloga, Aline Petry, e, a coordenadora, Karolinne Castro, participaram do I Seminário Regional de socio-educação de Umuarama. O objetivo do evento foi fortalecer a política de socio-educação, divulgar, mobilizar e sensibilizar o setor público e a sociedade em geral sobre a política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, contribuindo com a formação e qualificação dos profissionais que atuam no sistema socioeducativo, sistema de justiça e rede de proteção sobre a temática da socio-educação.
A participação da equipe foi de suma importância para o trabalho desenvolvido no CREAS, uma vez que o equipamento executa o Serviço de Proteção Social à adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade.
O serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Assim, o poder público contribui para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens. Para a oferta do serviço faz-se necessário a observância da responsabilização face ao ato infracional praticado, cujos direitos e obrigações devem ser assegurados de acordo com as legislações e normativas específicas para o cumprimento das medidas.