DE APOIO E INCENTIVO A VIDA AUTÔNOMA A ADOLESCENTES E JOVEM ACOLHIDO
O município de Assis Chateaubriand, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem desempenhado um papel fundamental na promoção da autonomia e subsistência de jovens acolhidos, por meio do Programa Municipal “Primeiros Passos”. Instituído em 2021, o programa visa oferecer apoio aos jovens que completaram 18 anos de idade e estiveram acolhidos sob medida de proteção, seja no Serviço Municipal de Acolhimento Institucional/Casa Lares ou em ambiente familiar.
O objetivo principal do programa é subsidiar esses jovens na construção de sua autonomia e apoiar sua subsistência, considerando as dificuldades enfrentadas ao deixar o acolhimento e ingressar na vida adulta.
O prefeito Valter Aparecido Souza Correia destaca a importância do programa que representa um importante avanço no cuidado e proteção dos jovens acolhidos, demonstrando o compromisso do município de Assis Chateaubriand em promover a autonomia e o bem-estar desses adolescentes e jovens.
A Secretária de Assistência Social Susana Borella avalia e ressalta a importância deste programa municipal, na vida desses jovens. Destaca: “Quem de nós está preparado aos 18 anos para sair da casa dos nossos pais somente com a roupa do corpo”. Esta situação se agrava quando pensamos nos adolescentes que tiveram seus vínculos familiares rompidos devido às situações de violência que foram expostos, e que resultaram no seu acolhimento para sua proteção.
Por meio do programa, o município oferece suporte e acompanhamento para a aquisição dos primeiros móveis, além de auxílio no pagamento do aluguel por um período de um ano. As equipes técnicas, compostas por assistentes sociais e psicólogos, continuam acompanhando e orientando os jovens ao longo de sua permanência no programa, visando assegurar que tenham as condições necessárias para uma transição segura para a vida adulta.