Na jornada da infância, cada experiência molda não apenas o conhecimento, mas também o caráter e a perspectiva de uma criança. É nesse período crucial que os pais desempenham um papel vital no desenvolvimento do mindset e das habilidades essenciais que farão a diferença no futuro dos seus filhos.
São muito comuns as falhas nesse processo, pais que superprotegem e acabam criando filhos frágeis, dependentes emocionalmente e que na eminência de qualquer pressão espanam ou o oposto, pais que imprimem muita liberdade aos filhos e esses não sabem o que fazer com ela, uma vez que não possuem maturidade suficiente para muitas escolhas que se deparam.
O resultado da superproteção ou liberdade em excesso são igualmente prejudiciais, insegurança e dependência emocional por um lado e escolhas negativas e tirania por outro. Nenhum pai deseja ter um filho inseguro, que não sabe se virar na vida ou tirano, que não respeita regras e pessoas. Perfis assim são comumente observados.
Há algumas semanas, em uma sala de aula de crianças entre 4 e 5 anos, ao dar uma simples instrução para a criança terminar sua atividade, surpresamente ela se vira na minha direção e com a mão faz um gesto como se estivesse com uma arma e simula atirar em mim. A mensagem é clara, estava querendo dizer que não iria acatar minha instrução e ainda reagiu com um gesto agressivo. Essa criança tinha apenas 4 anos. Se não for moldada, todos nós sofreremos com as consequências.
As dicas a seguir podem fazer toda a diferença.
Cultive um mindset de crescimento ensinando seus filhos a verem desafios como oportunidades de aprendizado. Incentive a persistência diante das adversidades e celebre o esforço, não apenas o sucesso. Isso os preparará para lidar com os altos e baixos da vida com resiliência e determinação.
Promova habilidades sociais e emocionais: Desde cedo, ensine seus filhos a identificar e expressar emoções de forma saudável, as mais diversas, alegria, ansiedade, medo, tédio, calma, tristeza, etc. Ajude-os a desenvolver empatia, respeito e habilidades de resolução de conflitos. Essas habilidades são fundamentais para construir relacionamentos interpessoais saudáveis ao longo da vida.
Estimule a criatividade e a curiosidade, para tanto, leia livros de histórias infantis, responda seus questionamentos e porquês, não importando se você considera uma futilidade, é a curiosidade da criança. Ações assim incentivam a busca pelo conhecimento, alimenta a imaginação e estimula a criatividade.
Ensine habilidades de autorregulação. Ajude seus filhos a desenvolverem a capacidade de controlar impulsos, regular emoções e adiar gratificação. Isso os equipará com as ferramentas necessárias para enfrentar desafios e tomar decisões ponderadas ao longo da vida.
Investir no desenvolvimento das habilidades essenciais desde a infância é fundamental para preparar as crianças para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que a vida oferece. Pais, vocês são os catalisadores do crescimento integral de seus filhos.
Silvana Pedro Pinto é psicóloga clínica e educacional. Atende adultos e crianças na Clínica Bambini |