Domingo, 7 Julho, 2024
- Anúncio -spot_img

Atitude e comprometimento

Muitos de nós já lemos livros, já assistimos entrevistas e palestras sobre os segredos do sucesso. Até aqui, neste espaço, já me atrevi a dissertar sobre o tema. Todavia, cada vez mais me convenço que o sucesso tem dois ingredientes básicos: atitude e comprometimento.

A atitude, também conhecida como pró-atividade, é necessária para tudo na vida. Está apaixonado por alguém? Se não tiver a atitude de ir conversar com a pessoa e expor seu interesse, provavelmente, nunca irá rolar nada entre vocês. Está interessado em uma vaga de emprego, não fique esperando ninguém vir lhe convidar para assumir aquele cargo. Quer passar em um concurso público? Não adianta ficar rezando para ir bem na prova se não tiver a atitude de estudar, e estudar muito, para se preparar para o concurso. Sabe aquela história de quem não chora não mama? É isso? Quer? Vá atrás, ajude a acontecer, faça acontecer. Existe um ótimo adagio, atribuído à Santo Agostinho, que diz: “Ore como se tudo dependesse de Deus, porque depende. Mas, trabalhe como se tudo dependesse de você, porque depende”.

Atitude é importante, mas não é tudo. O comprometimento é fundamental para alcançar o sucesso e, principalmente, se manter no topo. E comprometimento é se dedicar, acima da média, para atingir os objetivos que se almeja. A autobiografia de André Agassi, tenista americano que venceu oito títulos de Gran Slan e um dos quatro a ter ganho todos os quatro grandes torneios de tênis, começa com uma confissão surpreendente: “Eu odiei o tênis por 27 anos”, e explica: meu pai me acordava, quando eu era criança, todos os dias às quatro e meia da manhã para treinar. Porém, foram todos os anos acordando de madrugada para treinar que o levaram a ser o número um do mundo.

E não há atalhos, se quiser ser bom em alguma coisa, qualquer atividade, é necessária boa doce de dedicação. Para ser um profissional mais ou menos, meia boca, não é necessário qualquer comprometimento. Não precisa estudar muito, não precisa treinar, não é necessário esforço. Agora, se você quer ser o melhor na sua profissão, o melhor profissional na sua área, prepare-se! Será necessário dedicação e disciplina.

Disciplina, já escreveu alguém, não é fazer o que gosta, mas fazer, todo dia, o que preciosa ser feito. Essa disciplina, elemento indispensável ao necessário comprometimento, faz o profissional obter diferenciais que irão colocá-lo em um nível acima da média. Quais são os seus diferenciais em relação aos seus concorrentes?

Diferenciais é tudo aquilo que você faz a mais, depois de ter feito o que precisava fazer. Isso vale para a escola, faculdade, trabalho, relacionamentos… Ou seja, os livros a mais que você ler, a apostila a mais que você estudar, o curso a mais que você concluir.

Nunca se esqueça, nada cai do céu. Desta forma, atitude e comprometimento são essenciais para alcançarmos nossas metas e realizarmos nossos sonhos.                

* César Gomes de Freitas é professor do Campus Assis Chateaubriand do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Possui Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense, doutorado pelo IOC/Fiocruz, mestrado pela UCDB e é bacharel em Administração e Ciências Contábeis. Contato: cesar.freitas@ifpr.edu.br
- Anúncio -spot_img

Últimas notícias

- Anúncio -spot_img

Assis Chateaubriand

- Anúncio -spot_img